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sábado, 10 de agosto de 2024

Bolo de azeite

Receita tradicional da região do portuguesa do Alentejo
INGREDIENTES
. 200 ml de azeite de oliva puro
. 200 ml de mel
. 1 xícara (chá) de leite integral
. 2 colheres (café) de canela em pó
. 1 colher (café) erva-doce em pó
. 4 ovos
. 1 xícara (chá) açúcar
. 400 gramas (+ ou -) farinha de trigo sem fermento
. 1 colher (sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO
- Bata no liquidificador ou batedeira, o azeite, o açúcar, o mel, o leite e os ovos, até que dobre de volume.
- Acrescente aos poucos o trigo bata bem até o ponto de uma massa lisa e firme.
- Desligue, acrescente o fermento, a canela em pó e a erva-doce e mexa bem com uma colher.
- Unte uma forma com manteiga, enfarinhe e despeje todo o conteúdo batido leve para assar em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 40 minutos ou até ficar dourado.
- Retire da forma e pincele por cima azeite de oliva, corte e sirva.
Fotografias do bolo feito pela Regina Rodrigues da Fazendinha da Regina/@reginasfarm

Sorvete caseiro de café com doce de leite

INGREDIENTES
. 100 gramas de pó do café de sua preferência
. 400 gramas de doce de leite
. 1 lata de creme de leite
. 1 e 1/2 xícara (chá) de água quente
. 3 gemas
. 3 claras
. 2 colheres (sopa) de açúcar
MODO DE PREPARO
- Aqueça a água e coe o café, sem adoçar. Reserve até que esfrie.
- Em uma tigela bata bem as claras e o açúcar. Reserve.
- No liquidificador ou numa batedeira, bata as gemas e acrescente o café que preparou.
- Em seguida, coloque o doce de leite e o creme de leite.
- Desligue o liquidificador ou a batedeira, acrescente as claras batidas e mexa com uma colher devagar até que dissolva tudo.
- Despeje o conteúdo num pote e leve ao freezer por 6 horas.
- Após esse tempo, retire, bata tudo novamente no liquidificador e leve outra vez ao freezer e deixe por mais 6 horas.
- Depois desse tempo, coloque em copinhos ou taças, decore com grãos de café, se tiver e sirva à vontade.
Fotografias da Lúcia Barcelos de Morrinhos GO

Sorvete caseiro de maracujá

INGREDIENTES
. 10 a 12 maracujás (mais ou menos o equivalente a uma lata de leite condensado)
. 1 lata de leite condensado
. 2 colheres de sopa de limão
Ingredientes para a calda
. 1 copo de suco natural de maracujá
. 1 xícara (chá) de água
. 2 colheres (sopa) de açúcar
MODO DEPREPARO
- Corte os maracujás ao meio, retire toda a polpa e reserve a casca que irá servir de copinho.
- Bata a polpa dos maracujás com um pouco de água, coe, coloque novamente o maracujá já batido no liquidificador, misture com o leite condensado e o suco de limão e bata bem até ter a aparência de um creme.
Despeje todo o conteúdo em uma tigela e leve à freezer por 5 horas
Modo de preparo da calda
- Alguns minutos antes de retirar do freezer, prepare a calda colocando os ingredientes em panela e deixe no fogo até ferver e dissolver bem o açúcar. Desligue e espere esfriar.
- Retire o sorvete do freezer, espalhe a calda.
- Com uma colher, coloque o sorvete nas metades das cascas do maracujá que cortou.
- Espalhe mais um pouco de calda, espalhe sementes por cima para decorar e sirva. 
Fotos da Lúcia Barcelos de Morrinhos GO

Rosquinha caseira de leite Ninho

INGREDIENTES
. 1 xícara (chá) de leite em pó
. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 2 ovos
. 4 colheres (sopa) de açúcar
.  1 colher (chá) de sal
. 2 colheres (sopa) de manteiga
. 300 ml de água morna
. 10 g de fermento biológico seco
. 2 colheres (sopa) de açúcar (para o fermento)
. + ou - 700 gramas de farinha de trigo 
MODO DE PREPARO
- Em uma tigela, coloque o leite em pó com a água morna e misture bem até dissolver por completo.
- Acrescente à mistura o fermento biológico seco e 2 colheres de sopa de açúcar na mistura anterior e misture bem.
- Em seguida, acrescente 2 xícaras de farinha de trigo e misture até que se forme uma massa homogênea. 
- Cubra a tigela com um pano e deixe descansando por 20 minutos.
- Após esse tempo, misture à massa os ovos, 4 colheres de açúcar, 1 colher de chá de sal e a manteiga. Misture bem.
- Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo restante e vá sovando até a massa ficar bastante lisa e uniforme.
- Cubra a massa novamente e deixe descansando novamente por mais 30 minutos.
- Após esse tempo, divida a massa em 12 partes iguais e faça os moldes em formato de rosquinhas.
- Coloque as rosquinhas em uma forma já untada com manteiga e enfarinhada, cubra e deixe descansando por mais 15 minutos.
- Após esse tempo, pincele as rosquinhas com uma mistura de ovo batido com leite e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC e deixe assando por 35 minutos ou até que fiquem douradas.
- Desligue agora o forno, polvilhe muito leite em pó por cima e sirva com um bom café.
Fotos da Lúcia Barcelos de Morrinhos GO

domingo, 4 de agosto de 2024

Congadas e Reinados: Patrimônio Cultural de Minas

(Por Arnaldo Silva) Desde sua construção em 1897, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte foi palco de encontros de amigos, de feiras, passeios, manifestações culturais e políticas, além de ser, desde sua origem, o ponto turístico mais importante de Minas. É na Praça da Liberdade que estão as principais construções em ecléticas, o Palácio da Liberdade, coreto e belos jardins, inspirados nos belos jardins franceses e até bem há pouco tempo, foi o centro administrativo de Minas, sediando o Governo do Estado.
          Construída para homenagear a emancipação da República da Coroa Portuguesa e para ser o centro administrativo e político do Estado, a Praça da Liberdade foi palco entre os dias 2 e 3 de agosto de 2024, de um marco histórico para Minas Gerais. (fotografia acima e abaixo de Nacip Gômez)
          Foram dois dias de manifestação de uma das mais autênticas e genuínas festas folclóricas mineira que nasceu nas senzalas mineiras no século XVIII, as Congadas e Reinados de Nossa Senhora do Rosário.
A Festa do Rosário dos Homens Pretos
          É uma festa que surgiu do sincretismo religioso, ou seja, a união da fé cristã às memórias das culturas africanas, trazidas para Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro entre os séculos XVII, XVIII e XIX por diversos povos trazidos da África. (fotografia acima e abaixo de Nacip Gômez)
          A presença dos povos negros em Minas, não se resume em mais de 300 anos erguendo pedras, escavando rochas em minas de ouro ou calçando ruas. A influência dos povos africanos em Minas Gerais está presente na culinária, no sotaque, na formação social, cultural e política mineira.
          A sabedoria e memórias da cultura e história dos escravizados foram repassadas aos seus descendentes e permanecem vivas até o dias de hoje, manifestadas principalmente na Festa de Nossa Senhora do Rosário por toda Minas Gerais.
Reconhecimento oficial
          Nesses dois, a cultura mineira pôde celebrar e comemorar o reconhecimento oficial das Congados e Reinadeiros como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Trata-se do reconhecimento da afromineiridade presente na festa, majoritariamente formada por negros e pardos. (fotografia acima e abaixo da Márcia Rodrigues)
          A origem e os cânticos tradicionais das Congadas e Reinadeiros, as indumentárias, os mastros, vilões, tambores, rezas, cânticos e a cor da pele não nega a origem histórica dessa cultura, nascidas a partir dos modos de vida dos africanizados. A simbologia dos ternos de Congadas e Reinadeiros é a expressão da arte, fé, resistência e principalmente da união dos povos negros mineiros. É a materialização concreta da força dessa união que resiste há mais de 300 anos.
          Reconhecer as Congadas e Reinados como Patrimônio Cultural de Minas, visa exatamente isso. Reconhecer a origem, a luta e resistência dos povos negros mineiros. Não é apenas um reconhecimento da contribuição dos negros em nossa história e cultura. É a valorização.
36 ternos e 1500 Reinadeiros
          Nesses dois dias, a Praça da Liberdade ficou repleta de Congadeiros e Reinadeiros que vieram de várias cidades mineiras para acompanhar o ato oficial. Vestidos com suas tradicionais fardas e indumentárias, tocando seus tradicionais instrumentos, venerando a fé nos santos ligados à origem do Reinado e Congado, São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora do Rosário, deram mostras da força e resistência ao resistem 3 séculos de opressão, racismo e preconceito. Venceu a fé e a coragem desse valioso povo. (fotografia acima e abaixo de Nacip Gômez)
          Foram mais de 1500 Reinadeiros e Congadeiros e Reinadeiros que vieram de várias cidades mineiras para acompanhar a solenidade, acompanhados também de diversos secretários de cultura e turismo. A praça ficou colorida com a beleza das cores vivas dos 36 ternos de reinados e congados. Com suas danças e cantos tradicionais, despertaram a curiosidades dos frequentadores da Praça da Liberdade, que ficaram sem entender do que se tratava. Paravam para ver e muitos até participavam das rezas e cantorias.
A decisão de oficializar as Congadas e Reinados
          Nos últimos anos, várias cidades mineiras vem requisitando junto aos órgãos culturais, o reconhecimento oficial das respectivas festas do Rosário e ternos de Congadas e Reinados mineiros. Foram mais de 900 pedidos de reconhecimento. Diante disso, em vez de reconhecer a festa do Rosário, Congadas e Reinadeiros por cidade ou por terno, optou-se por viabilizar o reconhecimento das Congadas e Reinados do Rosário como um todo, reconhecendo oficialmente o que fato a Festa do Rosário, os ternos de Congadas e Reinado é para os mineiros há mais de 200 anos, uma das nossas mais valiosas manifestações culturais e históricas.(fotografia acima de Nacip Gômez)
          Diante disso, em 2021, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) iniciou pequisas visando a catalogação, importância histórica, social e cultural da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, dos Reinadeiros e Congadas de Minas Gerais, a fim de produzir um dossiê, visando o reconhecimento como Patrimônio Cultural de Minas Gerais. O dossiê foi concluído em 2024 e a divulgação oficial se deu no dia 3 de agosto, às 15 horas, no Palácio da Liberdade. Coube ao Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) apresentar o dossiê.
Solenidade oficial
          O reconhecimento das Congadas e Reinados pelo Estado é de grande importância porque significa a garantia de ações governamentais de salvaguarda e proteção de suas origens e história, desde sua popularização, a partir de Ouro Preto MG, na segunda metade do século XVIII, até os dias de hoje. (fotografia acima de Dirceu Aurélio/Imprensa-MG)
          A importância da antiga Vila Rica foi reconhecida durante o hasteamento da histórica bandeira de Nossa Senhora do Rosário na frente do Palácio da Liberdade. Ao lado, foi colocada a bandeira de Ouro Preto MG, feita com técnicas africanas, em ferro fundido, há mais de 200 anos. Essa bandeira foi encontrada na Capela de Nossa Senhora das Necessidades em 2020, em Ouro Preto MG, nossa joia histórica, Patrimônio da Humanidade desde 1980.
          Na abertura do anúncio do reconhecimento, foi feito o hasteamento da histórica bandeira de Nossa Senhora do Rosário, na frente do Palácio e, ao lado, foi exibida também a bandeira em ferro fundido de Ouro Preto, trazidos pelos Congadeiros e Reinadeiros em cortejo ao som dos tambores e cantoria dos ternos. (fotografia acima de Nacip Gômez)
          No momento do anúncio do reconhecimento, em seu discurso, o vice-governador Mateus Simões pontou: "As primeiras festas de congado são do ano de 1697, conduzidas, obviamente, pelas comunidades escravas daquele momento. O reconhecimento e luta pela libertação, que inclusive compõem os enredos das congadas, é uma forma de reconhecer e valorizar o papel anterior e presente da cultura afromineira na formação do que é Minas Gerais. Então, eu tenho certeza que esse marco é uma forma de demonstrar a integração necessária deste Estado multicultural que é Minas Gerais, que os negros são parte importantíssima da construção da nossa história. Isso tudo mostra que eles foram, são e sempre serão parte da cultura de Minas Gerais".
          Já o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, em seu discurso, disse: "Acho que esse palácio está mais livre hoje. E também mais protegido. Porque, pela força da lei e do reconhecimento do patrimônio histórico, a gente protege e reconhece essas expressões. Esse povo (do Congado e Reinado) está mais protegido, para que as manifestações que eles desenvolvem tenham, através da história, permanência".
          Presente na solenidade, o arquiteto e urbanista João Paulo Martins, atual presidente do Iepha/MG, disse que "Além da importância dessa valoração, também se trata de poder falar, trazer o congado para o centro das discussões. É ainda reafirmar uma posição anti racista, reconhecer o povo negro ao manter sua cultura e tradição, que constituem Minas Gerais".
          Além disso, durante a solenidade, foi feito o anúncio das rotas do Rosário em Minas Gerais. São rotas turísticas criadas e outras que poderão vir a ser criadas de acordo com a tradição da região, seja apenas uma cidade ou formada por um número de cidades próximas. O objetivo é fortalecer a festa e a tradição, além de promover o turismo nas cidades dessas rotas, atraindo assim turistas e fomentando a economia nas cidades dessas rotas.

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Doce Queijadinha na forminha de empada

Doce feito de queijo e ovos, assado na forminha de empada. 
INGREDIENTES
. 1 xícara (chá) de Queijo Minas meia cura ralado
. 2 ovos grandes
. 1/2 xícara (chá) de coco ralado
. 1 xícara )chá) de leite condensado
UTENSÍLIOS
. Formas usadas para fazer empada
. 2 formas retangulares para bolo. Uma grande e outra média
MODO DE PREPARO
- Em uma vasilha, coloque o queijo ralado, o coco, o leite condensado e os ovos e mexa bem com uma colher de pau. 
(Não use batedeira e nem liquidificador, apenas a colher de pau para mexer. A proporção dos ingredientes é que definirá se o doce ficará mais cremoso ou mais sequinho. Caso queira mais cremosa, reduza um pouco o queijo ralado).
- Com a massa pronta e com a ajuda de uma concha, vá colocando a massa nas forminhas, uma a uma em em seguida, coloque-as lado a lado na forma para bolo média.
- Na forma maior, coloque água e em seguida, a forma menor, já com o doce.
- Leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos ou até que fiquem douradas.
          Espere esfriar e sirva. É simplesmente deliciosa demais da conta!
Fotos feitas pela Lúcia Barcelos de Morrinhos/GO

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Em Barbacena está uma réplica de abadia medieval de 1060

(Por Arnaldo Silva) A Igreja de São Miguel, inaugurada em 2017 em Barbacena MG, Campo das Vertentes a 169 km de Belo Horizonte, é uma réplica fiel da Abazzia de Sant`Egídio, construção medieval datada de 1060, localizada na vila medieval de Fontanella na cidade de Sotto il Monte, Norte da Itália, na Itália.
          A Abazzia medieval foi edificada a Sant´Egídio ou Abadia de Santo Egídio, o padroeiro dos eremitas, santo católico também chamado de São Egídio e São Gil, é uma das mais antigas da Itália. Egídio nasceu em 650 d. C em Atenas, na Grécia, falecendo em 710 d. C, sendo sepultado na Abadia de Saint-Gilles, um mosteiro em Saint-Gilles, sul da França. Após sua santificação, se tornou bastante popular na Itália, França e na Escócia. (na acima de Wagner Rocha, a Igreja de São Miguel Arcanjo em Barbacena MG, réplica da Abaxia de Sant´Egídio)
          Filho de família cristã, rica e nobre, após a morte de seus pais, decidiu dedicar-se integralmente a Deus. Distribuiu seus bens entre pobres e doentes, optando em viver como um eremita, longe da cidade, em grutas e cavernas, dedicando-se a oração, jejuns e sacrifícios. A Egídio, foi atribuído muito sabedoria e dons da cura e milagres.
A Igreja de São Miguel Arcanjo
          A réplica da Abazzia de Sant´Egídio foi construída na Fazenda São Miguel Arcanjo, sede da Sociedade São Miguel Arcanjo, fundada em Barbacena no ano 1998 pelo italiano Marco Roberto Bertoli.
          A igreja construída por Bertoli é dedicada a São Miguel Arcanjo e não a Santo Egídio. Isso porque Bertoli é fervoroso devoto de São Miguel Arcanjo. O projeto arquitetônico, materiais usados, detalhes, ornamentação, bem como as técnicas de construção, são idênticos à abadia medieval italiana de Santo Egídio.
Porque uma réplica de uma igreja medieval em Minas?
          Construir uma igreja com as mesmas características da Idade Média em Minas Gerais surgiu da fé de Marco Roberto Bertoli, atendendo pedido de seu pai para que construísse uma igreja. Há anos, bastante adoentado, o pai pediu a seu filho que construísse uma igreja. Atendendo pedido do pai, Bertoli decidiu construir na cidade de Barbacena, uma igreja idêntica à Abadia de São Egídio, na Itália. (fotografias acima do interior da Igreja de São Miguel em Barbacena, de autoria de Wagner Rocha)
          O italiano nasceu de uma família muito religiosa. Seus pais ajudavam financeiramente padres europeus em suas missões pelo Brasil. Aos 21 anos, Bertoli abriu mão do conforto de sua vida na Itália e mesmo não dominando o português, decidiu deixar seu país e vir para o Brasil com o objetivo de ajudar o próximo através da caridade.
          Inicialmente, foi para Fortaleza, no Ceará. Em uma viagem de ônibus para São Paulo, o coletivo teve que parar em Juiz de Fora MG, na Zona da Mata, o ônibus teve que parar por problemas mecânicos. Observando bem a região, se encantou e aqui decidiu lançar seu projeto social e construir a igreja, atendendo ao pedido de seu pai e cumprir sua promessa de construí-la.
          Não foi fácil para Bertoli. Bateu de porta em porta pedindo ajuda a empresários e voluntários, até conseguir ajuda do estado, que cedeu um antigo imóvel em Antônio Carlos, no Campo das Vertentes, onde deu início a construção do seu projeto.
          Devoto do arcanjo São Miguel, Bertoli teve certeza de que estava no lugar certo ao decidir comprar um pedaço de terra para ampliar o projeto social. Conseguiu comprar a fazenda São Miguel Arcanjo, na vizinha cidade de Barbacena. O contrato de compra foi assinado no dia 29 de setembro. Em 2001 teve início a construção da nova sede em Barbacena MG, tendo sido construídos em dois anos 12.000 m² de edificações distribuídos em uma fazenda de 320 hectares. Por esse motivo, em 2003, as antigas instalações da sociedade em Antônio Carlos foram desativadas.
          Bertoli acredita que o fato de ter adquirido a fazenda que leva o nome de seu santo de devoção, não foi nenhuma coincidência. “Sabe em qual data do contrato (de compra do imóvel) foi assinado? Em 29 de setembro, dia de São Miguel. Sabe como a fazenda se chamava? São Miguel. Você acha que é coincidência?”, constatou na época o italiano.
Uma igreja da Idade Média no século XXI
          Construir uma igreja hoje é um projeto bastante difícil, devido o alto custo e detalhes arquitetônicos que requer muita mão de obra, conhecimento e mãos talentosas. Imagina construir uma igreja usando as mesmas técnicas e totalmente em pedras, da mesma forma como eram as construções do ano de 1060? Com certeza um desafio dos mais difíceis. Para se ter uma ideia, só de pedras para construir a réplica da abadia foram 200 caminhões. (na foto acima do Wagner Rocha, os fundos da Igreja de São Miguel Arcanjo)
          Era tão difícil que até mesmo especialista em construção, na época, julgavam ser impossível reproduzir uma igreja medieval utilizando matéria similar e técnicas milenares em sua construção, justamente para manter a fidelidade do projeto original.
          Mesmo com opiniões contrárias, persistente e entusiasmado com seu projeto, Bertoli rodou o Brasil e o mundo em busca de recursos para seu projeto. Foi à Itália em busca do projeto original da Abazzia de Saint´Egídio, conseguindo junto a um um arquiteto do Vaticano.
          Para começar a tirar seu projeto do papel, o italiano montou em Barbacena, uma escola de lapidação de pedras, utilizando as técnicas medievais da época da construção da Abazzia de Saint´Egídio, justamente para igreja fosse uma reprodução fiel da obra medieval.
          As obras para a construção do templo tiveram início em 2007 e foram concluídas em 2017, quando foi inaugurada. Foram 10 anos de muita persistência e comprometimento com a promessa que havia feito a seu pai. E conseguiu, apesar de os especialistas julgarem ser impossível! “Deus me deu o dom da ignorância, pois se eu soubesse o quanto seria difícil construí-la, dificilmente teria começado”, afirma Bertoli.
Simbologia medieval nos detalhes da igreja
          Igrejas dedicadas a Santo Egídio, tanto em nossa época e em séculos anteriores existem em alguns países da Europa, em construções de acordo com a arquitetura local e época em que foram edificadas. A Abazzia de Sant´Egídio na Itália segue o estilo arquitetônico medieval romano e este estilo e toda a simbologia desta igreja foi fielmente reproduzido na Igreja de São Miguel Arcanjo, em Barbacena.
          “Toda igreja neste estilo tem uma característica que é a seguinte: a pouca luz que entra no ambiente ilumina (a imagem) de Jesus Cristo. Por isso, a porta é voltada para a nascente do sol”, explicou Bertoli. (na foto acima do Wagner Rocha, o interior da Igreja de São Miguel Arcanjo)
          Além disso a igreja de São Miguel possui 12 colunas, seis de cada lado e 80 cm para cada uma. No meio de cada uma das 12 colunas tem um crucifico simbolizando os 12 apóstolos. Cada coluna conta com uma peça decorativa na parte superior, chamada de capitel, em cada, temos um papiro (uma planta que cuja folha era muito usada no antigo Egito, para escrita de textos). Na idade média, escritas em papiros simbolizavam a transcrição da sabedoria. Na parte inferior das colunas tem ainda folhas de acanto que simbolizavam os espinhos da vida. Segundo Bertoli, essa simbologia nas estruturas significa que “somente tem sabedoria quem vive os espinhos da vida”.
          Os templos medievais são repletos de simbologias, muitas das vezes carregadas de superstições perpetuadas durante séculos. Na Abazzia italiana de Saint´Egídio não foi diferente e todos esses detalhes foram reproduzidos em sua fidelidade.
          Por fora, florestas de eucalipto mostram a simplicidade da construção em Barbacena, toda em pedras lapidadas no estilo medieval. Diferente das igrejas atuais, onde as janelas são enormes, as construções medievais tinham janelas muito pequenas. Isso devido a Idade Média ter sido um período muito sombrio de nossa história, com guerras e invasões constantes. Por esse motivo as portas das construções era bastante reforçadas, na maioria em madeira e ferro fundido.
          As janelas das construções e igrejas medievais eram minúsculas e colocas em posições bem altas. Em caso de invasão de inimigos, rapidamente se trancavam dentro dessas construções para se protegerem de ataques e invasores. Por esse motivo, as construções milenares eram verdadeiras fortalezas.
          A preocupação com a segurança na época medieval podem ser percebidos nos detalhes das portas, fechaduras e tachos de ferro forjado, bem trabalhados, reforçam o cuidado com segurança e proteção do templo que existia na Idade Média. Esses detalhes não foram ignorados na Igreja de São Miguel Arcanjo de Barbacena e foram fielmente reproduzidos.
          No interior da igreja, os fiéis ficam à sombra enquanto raios de luz natural da parte da manhã e da tarde, penetram a igreja pelos oráculo das pequenas janelas. Pela manhã, os raios da luz do dia ilumina ilumina a imagem de Jesus, no lado posto da parede. Já a luz do sol da tarde, entra por uma fissura, ao meio, e ilumina parte do altar, onde está a simbologia do Deus-pai e ainda a imagem de Jesus, que se encontra no Ostensório, em cima do altar, sustentado por quatro redondas que representam os quatro cantos do mundo. (fotografia acima de Wagner Rocha, detalhes da imagem de Jesus , os arcos e as pequenas janelas)
          A luz natural sobre a imagem de Cristo, simboliza a luz de Jesus, que é a essência da fé e os fiéis que estão à sombra, recebem essa luz, vinda do céu. O efeito da luz do sol que ilumina o altar penetram por 3 janelas e chegam até o o altar, simboliza a luz da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
          Outra simbologia no interior da igreja são os três degraus de acesso à fonte batismal. Pode parecer apenas números mas simboliza a sexta, o sábado e domingo, os três dias que antecederam a ressurreição de Jesus. Na vida do cristão, essa simbologia quer dizer que no batismo, ele nasce para uma nova vida, em Cristo.
Pinturas interiores
          Com o objetivo de oferecer cultura e fé aos frequentadores da comunidade, no interior da igreja de São Miguel foram feitas quatro cópias de pinturas religiosas europeias de séculos diferentes, que não fazem parte da ornamentação interna da Abazzia de Saint´Egídio, da Idade Média e sim pinturas presentes em igrejas da Europa feitas nos séculos XVIII, XIX e início do século XX. (na foto acima do Wagner Rocha, podemos ver as 4 pinturas reproduzidas: duas no centro do altar e outras duas, de cada lado do altar)
          As obras são: Imaculada Conceição, assinada em 1767 por Gianbattista Tiepolo; A divina pastora, de Illiam Adolphe Bouguereau (1893); São Miguel Arcanjo, de Loverini (1891) e Jesus Misericordioso, de Eugênio Kazimirowski (1934). Isso permite ao visitante conhecer, além da arquitetura medieval, a arte sacra europeia dos séculos XVIII, XIX e início do século XX, permitindo assim enriquecer mais ainda o conhecimento sobre a cultura e religiosidade dos europeus. A reprodução dessas pinturas europeias tem a assinatura dos artistas plásticos Sérgio Prata e Franciscano Marcelo dos Santos.
A Sociedade São Miguel Arcanjo
          A Fazenda São Miguel, é o resultado de um projeto de assistência social criada com o objetivo de acolher e amparar em tempo integral, crianças e adolescentes entre 3 a 18 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. No momento, são assistidos pela entidade cerca de 430 crianças e adolescentes. O espaço conta ainda com um espaço para abrigar idosos, atualmente com 13 senhores e senhoras. (na foto acima do Wagner Rocha, a sede da Sociedade São Miguel Arcanjo em Barbacena MG)
          Além de manter serviços regulares de educação, esporte, cultura, lazer e acolhimento, o espaço tem ainda como objetivo “resgatar as perspectivas de vida e amenizar traumas, a fim de alcançar a maturidade espiritual, a integridade moral, a competência e responsabilidade profissional” segundo disse Bertoli, durante inauguração da igreja, em 2017.
          A metodologia de ensino, estrutura da creche e escola de ensino médio e fundamental, tem a parceria com o Colégio São Francisco de Assis. O ensino e estrutura são de alto nível, seguindo a metodologia das melhores escolas brasileiras.
          As crianças e adolescentes estudam em tempo integral. Muitos deles vivem na própria comunidade, que funciona como se fosse uma pequena cidade e com ótima estrutura como com creche, escola de ensino médio e fundamental, cineteatro, laboratório de informática, biblioteca, refeitórios, quadras poliesportivas, ginásio profissional de ginástica olímpica, salas de TV, artesanato, e galpões destinados a atividades profissionalizantes agrícolas, zootécnicas e também de música. Conta também com atendimento médico, fonoaudiológico e odontológico feitos por voluntários, realizados gratuitamente.
          Os recursos para manter as atividades da Sociedade São Miguel vem de doações individuais e de parcerias com empresas e empresários da Itália e do Brasil.
Visita à Igreja de São Miguel Arcanjo
          Igreja de São Miguel Arcanjo está aberta à visitação aos domingos de 14 h às 17 h.
          Para mais informações, ver fotos da fazenda e do trabalho realizado pela Sociedade São Miguel Arcanjo, bem como doações e outras informações, podem ser obtidas através do site da entidade: sociedadesaomiguel.org.br ou Instagram da entidade: @sociedadesaomiguelarcanjo

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Centro histórico de Januária é tombado como Patrimônio Histórico

(Por Arnaldo Silva) Dia 11 de abril de 2024 torna-se uma data importante para a cidade de Januária, no Norte de Minas. É que nesse dia, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico Cultural (Consep) o tombamento do Centro Histórico da cidade, localizada às margens do Rio São Francisco, anunciado na sede do IEPHA/MG. 
          O CONSEP é presidido atualmente pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveiras, tendo como secretária-executiva, Marília Palhares Machado, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). (fotografias acima do Sérgio Mourão/@encantosdeminas)
          Para o reconhecimento da cidade como histórica, foram analisados o significado e importância do seu centro histórico, o porto da cidade, além dos processos históricos de influencia cultura do modo de viver dos ribeirinhos e toda sua população, desde suas origens, bem como a conservação e proteção da arquitetura urbana de seu centro histórico , além do elo de ligação dos ribeirinhos locais com o Rio São Francisco. (na foto acima do Sérgio Mourão/@encantosdeminas, a praia do Rio São Francisco)
          Januária está a 603 km de Belo Horizonte e faz limites territoriais com Chapada Gaúcha, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Itacarambi, Bonito de Minas, Cônego Marinho e Cocos (BA). Atualmente, Januária conta com 65.150 habitantes, segundo o IBGE. 
          O tombamento é o reconhecimento da história da cidade, bem como suas construções seculares e referências culturais de grande valor histórico, cultural, econômica e social para o Estado de Minas Gerais desde a chegada dos colonizadores portugueses à região a partir de 1553, no século XVI.
          Foi nessa época que chegou à região, através do Rio São Francisco, expedições vindas da Bahia, a mando do governador-geral Duarte Costa. O objetivo das expedições era verificar a existência de ouro às margens do Rio São Francisco. (na fotografia acima de Thelmo Lins, rua do Centro Histórico de Januária)
          A partir dessa época, vários outros bandeirantes passaram pela região como Fernão Dias, Manoel de Borba Gato, Castelo Branco e Manoel Pires Maciel Parente, que fundou o povoado de Brejo do Amparo, berço da origem de Januária e do próprio Norte de Minas. Entre os séculos XVI e XVII, Januária passa de arraial, a freguesia, vila, distrito e por fim, à cidade emancipada 7 de outubro de 1860, tendo Brejo do Amparo como seu mais importante distrito.
          Januária foi um dos grandes centros de abastecimento econômico da região nos séculos XVII, XVIII e XIX, através da navegação comercial e de transporte de cargos pelo Rio São Francisco, além de ser um dos berços da cultura, folclore, tradições e culinária mineira, através dos povos do Cerrado e populações ribeirinhas. (na foto acima do Thelmo Lins, o artesanato local)
          Esses povos preservam uma rica e histórica cultura notadamente percebida no modo de viver e na culinária, além de preservarem lendas e folclore de origem, como a lenda do caboclo-d'água, o artesanato, as carrancas e a culinária típica do Cerrado com peixes de água doce e frutos do bioma Cerrado, como o pequi.
          Cinquenta e quatro construções presentes no Centro Histórico e Cais de Januária, em estilo colonial e eclética, em sua maioria seculares e históricas, foram classificadas como representativas de uma arquitetura em estilo colonial e eclético, além de outras em estilo arquitetônico regional próprio da região, presentes ao longo do Rio São Francisco.
          Entre essas construções, destaque para o antigo cais, a Igreja Matriz, Igreja de Nossa Senhor ado Rosário dos Pretos e a Capela de Santa Cruz, presentes na parte central da cidade. 
          Além disso, no município encontramos de belíssimas e impactantes paisagens como grutas, concentradas em maior parte no Parque Estadual do Vale do Peruaçu, praias de água doce, cachoeiras, pinturas rupestres em cavernas com milhares de anos e o único pântano que existe no estado como “Pantanal Mineiro”. (fotografia acima e abaixo de @thelmo Lins)
          É uma área natural e preservada, com fonte de água pura, que forma um imenso pântano com vegetação típica do Cerrado, além de pequenas porções de Mata Seca. É o Refúgio Estadual da Vidal Silvestre do Rio Pandeiros, afluente do Rio São Francisco. Nesse refúgio vivem várias espécies de peixes e animais silvestres. (nas fotos abaixo da Pingo Sales, o povo de Januária, sua cultura, folclore, artesanato e estilo de vida)
          O reconhecimento do Centro Histórico de Januária pelo Consep significa maior proteção ao patrimônio histórico para Minas Gerais, além de contribuir para a preservação da memória, elos culturais do povo ribeirinho, história e modo de viver dos povos que habitam as margens do Rio São Francisco, em especial de Januária MG. Além disso, tombamento é a certeza de maior proteção estrutural ao patrimônio histórico de Januária.

Festa do Rosário de Chapada do Norte é bem imaterial de Minas

(Por Arnaldo Silva) A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, foi oficializada como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais pelo Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Consep), no dia 11 de abril de 2024. O reconhecimento revalida a decisão de tornar a festa patrimônio imaterial do Estado, ocorrida em julho de 2013, há 11 anos. 
          Atualmente o CONSEP é presidido atualmente pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveiras, tendo como secretária-executiva, Marília Palhares Machado, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). (foto acima e abaixo da Viih Soares/@soares.viih)
          O reconhecimento da Festa do Rosário de Chapada do Norte, pelo Consep, anunciado na sede do IEPHA/MG em Belo Horizonte, foi aprovado devido o seu grande valor histórico, religioso, gastronômico, musical e cultural para Minas Gerais, já que é uma festa com forte ascendência na cultura afro-brasileira e na história da resistência dessa populações ao longo dos 388 anos de escravidão no Brasil. 
A cidade que nasceu do ouro
          Chapada do Norte está a 522 km distante de BH e faz limites territoriais com José Gonçalves de Minas, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Novo Cruzeiro, Minas Novas e Leme do Prado (BA). Segundo o IBGE, o município conta com 10.337 habitantes. (fotografias acima de Viih Soares/@soares.viih1)
          A história de Chapada do Norte começa em 1728 com a descoberta de ouro às margens do Rio Capivari. Toneladas de ouro foram retirados da região com destino a corte portuguesa. Seu primeiro nome foi Arraial de Santa Cruz, sendo alterado para Santa Cruz da Chapada em 1850. Foi distrito de Araçuaí e de Minas Novas até ser elevada à cidade em 30 de dezembro de 1962.
          Cidade histórica, dotada de belezas arquitetônicas de grande valor, além de preservar a tradição das antigas vendas, botecos e mercearias, muitas delas, ativas na cidade desde o século XIX e XX. É a cidade mineira com maior número de antigas vendas, armazéns e mercearias tradicionais. 
Cidade com características únicas
          A Festa do Rosário está presente em todas as cidades mineiras, mas em Chapada do Norte é uma celebração, além de tradicional, também histórica. A formação da cidade se deu basicamente pela presença de quilombos na região, desde sua origem. A população negra teve enorme participação no crescimento, desenvolvimento social, cultural, linguístico, folclórico, religioso e gastronômico de Chapada do Norte. (fotografia acima e abaixo de Viih Soares/@soares.viih1)
          Segundo o IBGE, entre 74,29% e 95,28% de seus moradores se declaram negros ou pardos. É o maior percentual, por cidade, de população negra do Brasil, além de ter a maior concentração de comunidades quilombolas por município. São 14 comunidades quilombolas ao todo, no município. Além disso, a maioria de sua população, 2/3, vive na zona rural e não na área urbana, como é comum hoje no país.
Tradição bicentenária
          A cidade destaca ainda sua riqueza cultural e preservação das raízes e tradições negras do século XVIII e XIX, como exemplo, sua arquitetura colonial e a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, presente na cidade desde 1822, por intermédio da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Libertos e Cativos, fundada ainda nos primórdio da cidade, no início do século XVIII. (na foto acima da Viih Soares/@soares.viih1, rainha e rei da festa)
          Tradicionalmente, a Festa do Rosário dos Pretos é realizada todos os anos na segunda semana do mês de outubro. Nesses dias de festa, a maioria dos moradores do município se mobiliza em louvor à Nossa Senhora do Rosário, preservando com isso a oralidade, religiosidade, gastronomia, tradições, vestimentas e musicalidade, presentes, respeitadas e valorizadas desde sua origem, em 1728. (foto acima e abaixo da Viih Soares/@soares.viih1)
          Não só isso, a festa atrai visitantes das cidades vizinhas e de várias outras regiões mineiras e de outros estados brasileiros, que vem à cidade vivenciar e presenciar um estilo de vida, cultura, musicalidade e tradição, enraizada na vida dos moradores de Chapada do Norte há mais de 300 anos.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Doce de ovos com queijo

INGREDIENTES
. 12 ovos caipiras
. 350 gramas de Queijo Minas curado ralado
. 2 kg de açúcar cristal
. 12 copos (americano) de água
. Cravos a gosto
MODO DE PREPARO
- Ferva a água com o açúcar
- Quando começar a ferver, acrescente os cravos e deixe no fogo até dar o ponto de calda, de fio bem leve. Deixe reservado na panela.
- Separe as gemas das claras e bata as claras na batedeira até o ponto de neve.
- Depois disso, acrescente as gemas e bata até ficar bem homogêneo e firme.
- Desligue a batedeira, acrescente o queijo ralado e bata por alguns segundos apenas, para não baixar a espuma.
- Despeje tudo na panela com a calda reservada, misture com mais delicadeza e leve para cozinhar. O doce irá ficar com a impressão de talhado, formando bolinhas. Passe a colher devagar para não desmanchá-las. 
- Pegue uma colher e comece a soltar as bolinhas do doce, quando grudarem na panela. Não deixe formar pelotas muito grandes.
- Vá virando com cuidado as bolotas do doce para cozinharem por igual.
- Assim que o doce estiver bem amarelo e a calda com um consistência brilhante, retire do fogo, espere esfriar, coloque em potes e sirva.
Fotos da Lúcia Barcelos de Morrinhos/GO

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