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quarta-feira, 16 de junho de 2021

O Caminho de Nhá Chica

(Por Arnaldo Silva) Amada, venerada, querida e respeitada, por todos, desde os mais simples, aos ricos e mais importantes figuras do período imperial no Brasil, época em que ela viveu. Nhá Chica foi uma das grandes personalidades mineiras do século XIX. 
          Leiga e católica fervorosa, em vida, já era considerada santa, pela imensa bondade e exemplo de temor à Deus, de fé, de amor e respeito ao próximo que demonstrava, além de milagres, a ela, atribuídos. (fotografia acima de Carol Biancardi)
          É carinhosamente chamada de “Santinha de Baependi” e também de “mãe dos pobres”.
          Sua história de vida mistura amor ao próximo, simplicidade, fé, caridade, serenidade, paciência e sabedoria nos atos e palavras. Não discriminava ninguém, atendia a todos por igual. Tinha sempre nos lábios palavras de conforto e orientava com sabedora, todos que a procuravam.
           Ninguém saia de sua casa sem ser ouvido e atendido. Eram pessoas que chegavam com diversos tipos de problemas, vindas da região e de lugares mais distantes. Recebiam de Nhá Chica o conforto que necessitavam, em orações e conselhos. (na foto acima, do Caminho de Nhá Chica/Divulgação, a Cachoeira da Usina, em Natércia, na divisa com Conceição das Pedras, um dos trechos do roteiro)
          Se chegavam com os corações vazios e sem esperanças, saiam cheios de alegria, com fé renovada e felizes. Muita gente, seja rico ou pobre, não tomava decisões em sua vida, sem antes pedir seus conselhos. Chamada e tratada como Santa, humildemente, com voz serena e tranquila, dizia: “É porque rezo com fé”.
          O único dia que Nhá Chica não atendia as pessoas, era na sexta-feira. Nesse dia, a Beata cuidava de sua casa e lavava suas roupas. Na parte da tarde, se dedicava a penitências, a ouvir versículos da Bíblia, lidos por pessoas próximas, já que, Nhá Chica, não sabia ler e nem escrever.
          Fazia ainda orações e dedicava um bom tempo desse dia, para veneração à Nossa Senhora da Conceição. Em sua casa, construiu uma pequena ermida e nela, colocou a imagem da Santa, que pertenceu à sua mãe. Essa mesma imagem está acima do túmulo onde estão os restos mortais de Nhá Chica, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Baependi MG. (na foto acima do Rogério Salgado) Nhá Chica considerava a sexta-feira um dia especial, de recordação do sofrimento e morte de Jesus na cruz, para nos dar a salvação.
Natural de Santo Antônio do Rio das Mortes
          “Nhá” é corruptela de “sinhá”, que é corruptela de “senhora”. Mineiro tem o hábito de reduzir as palavras. De senhora, reduziu para sinhá e por fim, nhá, uma forma carinhosa de tratar os mais velhos, além de demonstrar, respeito. Carinhosamente, Francisca passou a ser chamada de Nhá Chica, diminutivo carinhoso e respeitoso de Sinhá e Francisca.
          Nhá Chica nasceu no início do século XIX, em 1810, no período da Escravidão do Brasil, em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei, no Campo das Vertentes. Nesse distrito, foi batizada, em 26 de abril de 1810, com o nome de Francisca de Paula de Jesus. Era filha e neta de escravos. O lugar onde Nhá Chica foi batizada, é hoje um dos mais importantes pontos de visitação de São João Del Rei.
          Das ruínas da antiga capela, restou a Pia Batismal, levada para a Igreja de Santo Antônio. No lugar, uma réplica foi colocada no exato lugar, onde ficava a pia batismal, original e ao lado, uma capela foi construída, igual a que existia no tempo da Beata. (na foto acima do Nilton Carvalhos Rios - Pyoi, a pia batismal, original, onde Nhá Chica foi batizada, colocada no interior da Igreja de Santo Antônio em Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei MG)
Mudança para Baependi
          Nhá Chica, seu pai, sua mãe Isabel e seu irmão, Teotônio, mudaram-se para Baependi, cidade do Sul de Minas Gerais, quando ainda era menina. Levaram na viagem o pouco que tinham. O mais valioso, era a imagem de nossa Senhora da Conceição, que pertencia à sua mãe. Santa de devoção de Nhá chica, desde menina, era chamada por ela, de “minha sinhá” e “minha amiga”.
          Seu pai faleceu, quando tinha apenas 10 anos e seu irmão, 12. Órfã, para suportar a dor da perda do pai, bem como a vida difícil que vivia, se apegava a fé em Nossa Senhora da Conceição, se dedicando desde menina, à caridade e orações, sendo sempre incentivada em sua fé, por sua mãe.
          Fez de sua fé e caridade, seu modo de vida. Nunca se casou, sua vida era a devoção à Nossa Senhora da Conceição e à Deus, com quem buscou servir, de corpo e alma. Tinha uma vida simples em sua humilde residência. Hoje, restaurada, sua casa é um dos pontos mais visitados da cidade (na foto acima do Rogério Salgado)
Falecimento
          Faleceu em 14 de junho de 1895, aos 85 anos, na cidade de Baependi. Seu velório durou 4 dias, permitindo assim a presença de seus devotos, que vieram de várias cidades da região, para se despedirem da mulher que consideravam santa. Todos que estiveram no velório, foram unânimes em dizer que sentiram uma paz enorme no lugar e o cheiro de um misterioso e diferente perfume de rosas, exalando do corpo de Nhá Chica.
          Foi sepultada no interior da capela de Nossa Senhora da Conceição, que construiu graças a doações que conseguiu juntar, durante 30 anos. A pequena ermida, construída por Nhá Chica, foi ampliada, com o crescimento de peregrinação ao local. Os restos mortais da Beata, foram colocados em uma urna, debaixo de um simulacro do corpo de Nhá Chica. Pouco acima do monumento, a imagem original de Nossa Senhora da Conceição, que Nhá Chica herdou de sua mãe, Isabel. 
          Hoje, a antiga ermida, deu lugar ao Santuário da Imaculada da Conceição de Nhá Chica (na foto acima de Carol Biancardi). Recebe visitas diariamente de fiéis vindos de todo o Brasil, e até de outros países. Vêm ao Santuário, para pedirem intercessão por graças, ou mesmo, agradecerem, as já recebidas. Quando retornam para agradecer as graças recebidas, deixam seus agradecimentos e testemunhos dos milagres, na Sala dos Milagres. São milhares de relatos de graças alcançadas, por intercessão de Nhá Chica, expostos nesta sala.
Beatificação
          Aclamada e reivindicada pelo povo mineiro como santa, a campanha para santificação de Nhá Chica teve início em 1952 com o longo processo terminando em 4 de maio de 2013, quando Nhá Chica foi beatificada em Baependi, na presença de mais de 15 mil fiéis. 
          A cerimônia foi presidida pelo cardeal Ângelo Amato, então presidente da Congregação para a Causa dos Santos da Santa Sé. O representante do Vaticano, na ocasião, anunciou ainda a data de 14 de junho, dia de aniversário de morte de Nhá Chica, como data da festa litúrgica, em memória de Nhá Chica. Esse dia passou a ser então, o Dia de Nhá Chica.
          Surgia assim, oficialmente, a Beata Nhá Chica, mineira, leiga e primeira mulher negra brasileira, a ser beatificada pela Igreja Católica. O passo seguinte e final, mas bem longo, é sua santificação.
O Caminho Religioso de Nhá Chica
          Em vida, Nhá Chica, recebia diariamente, exceto às sextas-feiras, a visita de peregrinos, que buscavam na leiga, conselhos e orações. Mesmo após sua morte, Baependi, continuou a receber a presença de fiéis, que vinham à cidade, conhecer a casa em que a Beata vivei e a capela que construiu, bem como pedir sua intercessão à Deus.
          Em 2018, o casal José Valmei e Daniela de Roma, responsáveis pela Capela de Nhá Chica, na comunidade rural de Romas, em Inconfidentes, no Sul de Minas, foi procurado pelo senhor José Sarapu. Frequentador assíduo da capelinha e devoto de Nhá Chica, o fiel sugeriu ao casal, a criação de um roteiro de peregrinação, saindo da capelinha, em Romas, até o Santuário de Nhá Chica, em Baependi. (na foto acima de Caminho de Nhá Chica/Divulgação, a Capela de Nhá Chica em Romas)
          O casal decidiu viabilizar a ideia, transformando-a em um projeto. Foi criado uma comissão, formada por um pequeno grupo de devotos, para pesquisar, traçar o roteiro e colocar o projeto em prática. Saiu do papel rápido. Já no ano seguinte, aconteceu a primeira peregrinação.
          O roteiro percorre 273 km, passando por 15 municípios mineiros da Serra da Mantiqueira, com duração de 9 dias, com peregrinação auto guiada. Isso porque o caminho é todo mapeado, além de ser bem sinalizado com placas na cor salmão, a cor do manto de Nhá Chica.
          Os primeiros peregrinos, formados por um pequeno grupo de São Paulo e Inconfidentes e região, receberam as bênçãos do Pároco da Paróquia de Inconfidentes MG, Antônio Brentegani, no dia de Nhá Chica, 14 de junho, em missa celebrada na Capela de Nhá Chica. No dia seguinte, 15 de junho de 2019, o pequeno grupo, formado por 15 peregrinos, iniciou a peregrinação de 273 km, a pé, até a cidade de Baependi MG.
          Além de ser um percurso de fé e penitência, o Caminho de Nhá Chica, passa por diversas cidades, capelas e igrejas, além de fazendas, com seus belíssimos casarões, pontes, rios, cachoeiras, matas nativas de araucárias e paisagens de tirar o fôlego.
          O caminho religioso, ajuda no desenvolvimento do turismo nas cidades que compõem o Caminho de Nhá Chica. Além disso, ajuda a despertar atenção dos turistas para a gastronomia, história, arquitetura e tradições das localidades presentes nos 273 km do caminho religioso.
          Foram 9 dias de caminhada, com o grupo chegando ao Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica, em Baependi, as 16 horas, do dia 19 de junho. (na foto acima de Caminho de Nhá Chica, peregrinos a caminho de Baependi)
O trajeto do Caminho de Nhá Chica
          Tem início da Comunidade rural de Romas, em Inconfidentes, saindo da Capela de Nhá Chica, passando por 15 cidades e suas zonas rurais, até o Santuário da Imaculada Conceição de Nhá Chica. São ao todo, 273 km de caminhada.
• Inconfidentes a Borda da Mata: 20 km
• Borda da Mata a Congonhal: 25 km
• Congonhal a Espírito Santo do Dourado: 21km
• Espírito Santo do Dourado a Silvianópolis: 20km (na foto acima de Caminho das Capelas/Divulgação)
• Silvianópolis a Careaçu: 20km
• Careaçu a Heliodora: 24km 
• Heliodora a Natércia: 10km (Heliodora na foto acima do Rinaldo Almeida
• Natércia a Conceição das Pedras :16km (na foto acima de Caminho de Nhá Chica, peregrinos chegando até a Cachoeira da Usina, em Natércia)
• Conceição das Pedras a Bairro Vargem Alegre: 18,4km
• Bairro Vargem Alegre a Cristina: 17,5km (na foto acima da Sandra Walsh, a cidade de Cristina, vista da estrada)
• Cristina a Bairro Serrinha (Dom Viçoso): 18km
• Bairro Serrinha (Dom Viçoso) a Carmo de Minas: 16km
• Carmo de Minas a Soledade de Minas: 16km
• Soledade de Minas a Caxambu: 19km
• Caxambu a Baependi: 8km – Chegada
          Informações sobre hospedagem, alimentação, translado, vestimentas adequadas, etc., devem ser obtidas com José Valmei, através do e-mail: caminhodenhachica@gmail.com ou pelo telefone (35) 99996-6370.       

domingo, 13 de junho de 2021

O sabor italiano dos queijos de Cachoeira de Minas

(Por Arnaldo Silva) Cachoeira de Minas fica no Sul do Estado, se destaca na agropecuária, cafeicultura, no artesanato. Sua economia tem como base um pequeno comércio, agropecuária e indústrias familiares. Com acesso fácil, Cachoeira de Minas está a 405 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Pouso Alegre, Estiva, Consolação, Conceição do Ouros, Brasópolis, Piranguinho e Santa Rita do Sapucaí. (na foto acima do Marcos Azevedo, a queijaria da Fazenda Malhada e abaixo, da Vilmara Azevedo, vista parcial de Cachoeira de Minas)
          Cidade charmosa, pequena, com cerca de 11 mil habitantes, tradicional e pacata, oferece uma boa qualidade de vida, além de um comércio diversificado, um bom setor de serviços e belas paisagens naturais. Além disso, promove anualmente um dos grandes eventos da região, a Festa de São Pedro, com a maior fogueira de São Pedro do Brasil, festa que atrai milhares de pessoas à cidade.
O sabor italiano dos queijos e embutidos
          Outro grande destaque de Cachoeira de Minas são os embutidos e principalmente o queijo Tipo Grana, produzidos na Fazenda Malhada. Formado por 500 hectares de terra, a 850 metros de altitude, desta fazenda em Cachoeira de Minas, sai o mais puro, autêntico e tradicional sabor do queijo e embutidos italianos, já que no município, está instalada a Granparma, empresa mineira, com tecnologia 100% italiana. A Fazenda Malhada é um pedacinho da Itália em Minas Gerais. Cada hectare da fazenda, é um pouquinho da Itália em Minas. (fotografia acima de Marcos Azevedo)
Técnica milena na produção de queijo
          A Granparma utilizada os conhecimentos de origem milenar, sobre Queijo Grana Padano, produzindo o queijo Tipo Grana e embutidos, tipo italianos.
          O Queijo Grana Padano é conhecido no mundo todo como o Rei dos Queijos. Surgiu há mais de 1000 anos, na Planície Padana, na região de Parma, Piemonte, Lombardia, Emília Romagna, Veneto e Trentino, na Itália. Grana significa granuloso, sendo esta uma das principais características desse queijo, além de sua casca dura, cor amarelo bem forte, textura lisa, oleosa e sabor intenso.
Charcutaria: o sabor italiano dos embutidos naturalmente
          Já os embutidos produzidos na Granparma, seguem a técnica tradicional dos italianos, preservada há mais de 2000 mil anos. Desde a época do Império Romano, até os dias de hoje, os italianos tem o costume de salgar a carne de porco, para conservá-la por mais tempo. Da carne suína com ação do o sal e do sol, em longo tempo de maturação, originou um dos mais apreciados produtos italianos no mundo, além dos queijos, presentes nas charcutarias de todo o mundo.
          De origem francesa, “charcuterie”, são os locais que comercializavam carnes e seus derivados crus, conservados em longos processos de maturação. Os conhecidos, embutidos. Esses locais passaram a se chamar “charcuterie”, para nós, charcutarias, desde o século XV, popularizando o nome em todo o mundo.
          A qualidade, sabor e textura, similar aos originais italianos, são feitos por poucos no mundo. No Brasil, apenas três, sendo a Granparma, um desses.
          Minas Gerais tem o privilégio de ter um pouco do sabor dos queijos e embutidos tradicionais italianos, produzidos na Fazenda Malhada. Isso graças aos conhecimentos e tradição que o povo italiano tem, na arte de fazer queijos e embutidos.
Origem italiana familiar
          Conhecimentos tradicionais e milenares do modo de fazer queijos e embutidos dos italianos, presente em Minas Gerais, em Cachoeira de Minas, contando como aliado, o aprimoramento constante e investimentos em tecnologia de ponta na produção.
          A união dos conhecimentos e técnicas artesanais italianas, preservadas ao longo de 2 mil anos, com a tecnologia moderna, origina um produto diferenciado e de altíssima qualidade. Isso garante respeito e referência da empresa, em qualidade, sabor e legitimidade de seus produtos. Além disso, a empresa atua de forma sustentável, evitando poluição ambiental e o desperdício.
          O sabor italiano dos queijos de Cachoeira de Minas, veio diretamente da Itália, quando, chegou ao Brasil, a década de 1970, Romano Orsi. Natural da região italiana de Parma, é agricultor, engenheiro e projetista de máquinas de processar frutas. 
          Em Cachoeira de Minas, onde vive com suas família, o italiano montou uma indústria de fabricação de polpa de goiaba. Em pouco tempo, se transformou próspero empresário, com fábricas de máquinas instaladas, no Brasil, na Itália e países da América Central.
          Além de industrial, Romano Orsi é um profundo conhecedor das técnicas artesanais de fazer queijos e embutidos italianos. Seus conhecimentos vem desde criança, já que tem origens em família de produtores rurais, de sua região natal, Parma, na Itália. Fazer queijos é tradição passada por gerações, nas famílias de sua região.
          A partir de 2005, sentindo o desejo de voltar às suas origens de agricultor, decidiu adquirir a Fazenda Malhada, que hoje é sede da Granparma. Para Romano Orsi, sua volta às origens, significa a recriação do ambiente e lembranças de sua infância, na Itália.
          Pesquisou sobre o melhor local, que oferecia condições climáticas adequadas para produzir queijo Tipo Grana e embutidos, optando por adquirir a Fazenda Malhada, em Cachoeira de Minas e instalar sua fábrica de queijos (na foto acima de Marcos Azevedo). Entre 2005 e 2007, começou o preparo da fazenda para a instalação da fábrica, com maquinário todo importado da Itália, bem como a formação do plantel, com gado e raça selecionados, seguindo os padrões das queijarias italianas.
          Mesmo com as diferenças climáticas, já que Cachoeira de Minas está a 850 metros de altitude e Parma, onde nasceu, 80 metros apenas, além do verão parmeggiano ser muito quente, entre 35 a 38 graus, bem diferente das temperaturas amenas do Sul de Minas, a iniciativa deu certo.
          Nascia em Minas, com a mesma técnica, sabor e qualidade tradicional, um queijo com mais de 1000 anos de origem, surgindo assim, o queijo Tipo Grana. Posteriormente, a fazenda passou a produzir os tradicionais e milenares embutidos tipo italianos. Atualmente, a Fazenda Malhada gera em torno de 50 empregos diretos. (na foto acima do Marcos Azevedo, a queijaria Granparma, na Fazenda Malhada)
A Fazenda Malhada
          O industrial investiu na qualidade da pastagem, água e rebanho de gado holandês puro. Na Fazenda Malhada, a empresa só trabalha com inseminação artificial e o gado, é alojado em galpões fechados, com piso cobertos com cama de areia e ventiladores, para melhor circulação do ar e conforto dos animais. Esse sistema é conhecido no meio rural como, “freestal”. (fotografia acima de Marcos Azevedo)
          É usado o mesmo sistema de manejo do gado na Itália, higiene do “freestal diária, bem como do local da ordenha, alimentação especial, natural e balanceada, feita na própria fazenda, a base de cereais, farelo de soja, fubá de milho, caroço de algodão e feno, selecionados e de alta qualidade. O gado se alimenta pouco de capim, garantindo assim, sua segurança, saúde e qualidade do leite.
          Além disso, é feito um acompanhamento constante da saúde dos animais, isolando os que porventura, apresentem algum problema de saúde, bem como, descartando seu leite. Esses cuidados, garantem a obtenção da textura, aroma, cor e sabor do queijo Tipo Grana.
A produção do queijo Tipo Grana
          A fabricação do queijo Tipo Grana é delicada e demorada. Cada peça pesa entre 35 a 40 quilos. Para cada queijo, são usados 500 litros de leite, com produção diária entre 15 a 16 queijos.
          Após a ordenha, o leite é levado, cru, para a desnatadeira. Cru o leite tem 3% de gordura. Para este tipo de queijo, o teor de gordura tem que ser menor, de 2,4% a 2,6%. Por isso, a gordura original do leite é reduzida.
          Esses cuidados tem como objetivo preservar a qualidade do leite. O resultado é leite de altíssima qualidade, gerando com isso, queijos de alto padrão, sabor diferenciado e de alta qualidade.
          Após a redução da gordura, o leite é aquecido gradativamente a 55 graus, em tachos de cobre, que vieram da Itália, de onde também, vieram todos os equipamentos usados na fabricação do queijo.
          Para produzir o queijo Tipo Grana, é retirado o soro obtido durante a fabricação do queijo, para ser usado como fermento. Parecido com o popular, “pingo”, dos queijos artesanais mineiros. Durante o aquecimento do leite, é colocado nos tachões o coalho e o soro fermento. (fotografia acima de Marcos Azevedo)
          No ponto, a massa é quebrada, colocada num pano para que o soro restante escorra. Fica uma grande bola gomosa, que é dividida em duas partes e colocadas em fôrmas, grandes de plástico. (foto acima de Marcos Azevedo)
          O processo seguinte é a salga, onde os queijos são mergulhados em tanques numa solução de água e sal, na proporção de 22% de sal em cada tanque, permanecendo mergulhados por três dias. Durante esses três dias, é virado duas vezes por dia. Após os três dias, os queijos são levados para outro tanque, com água e sal e colocados de lado, para que salguem por igual. (fotografia acima e abaixo de Marcos Azevedo)
          Depois desse processo, o queijo é retirado da salga, lavado, colocados em fôrmas de metal. Essas fôrmas agem como uma cinta, apertando a massa, dando ao queijo firmeza, fazendo com que tome a forma tradicional desse tipo de queijo. 
          Por fim, é desenformado e segue para a câmara maturação e colocados em prateleiras de madeira. No interior da câmara, a temperatura é controlada, tendo que estar entre 16° a 18°, com 75%, de umidade do ar. Os queijos são escovados periodicamente. (foto acima de Marcos Azevedo)
          O tempo de maturação ideal do queijo Tipo Grana feito na Granparma é de no mínimo, 13 meses. Por ficar menos tempo na salga e mais tempo maturando, que o Grana Padano italiano, o queijo Tipo Grana, da Granparma, desenvolve uma propriedade engomada, fazendo surgir assim os tradicionais cristais do original. (fotografia acima de Marcos Azevedo)
          Para absorver melhor o sabor e os cristais que são formados nos 13 meses de maturação, quando for consumido, o ideal é não fatiar esse tipo de queijo, com faca e sim, pica-lo ou lasca-lo (como na foto acima que o Marcos Azevedo, enviou). Isso preservará as propriedades adquiridas durante o processo de maturação, aproveitando melhor seu sabor.
A produção de embutidos
          Já os embutidos fabricados pela Granparma, são feitos em outra fazenda, onde ficam os suínos. Na fazenda, os animais são frutos de cruzamentos das raças suínas Large White, Landrace e Duroc. Por natureza própria, apresentam capacidade de ganho de peso muito boa, além de pouca gordura. Esses animais recebem, desde a fecundação, até o abate, todos os cuidados veterinários necessários, além de alimentação adequada e balanceada. Isso garante uma carne de qualidade e saborosa.
          Desde a preparação, até a maturação no barracão, com a temperatura e umidade do ar controlada. A carne não é defumada e muito menos são usados conservantes ou aditivos químicos. É simplesmente salgada e entrelaçadas com cordas e penduradas em prateleiras, nas câmaras, para ser maturada, como há 2 mil anos atrás, faziam os romanos. (foto acima de Marcos Azevedo)
          A maturação dos embutidos varia de12 a 24 meses, de acordo com o tipo de embutido. O processo é todo artesanal, do início ao fim. O resultado é um sabor e aroma, inigualáveis e únicos.
          São produzidos na fazenda os embutidos de Presunto Cru Tipo Italiano, Coppa Tipo Italiana, Pancetta Tipo Italiana, Lombo Tipo Italiano e Salame Tipo Italiano. (fotografia acima e abaixo de Marcos Azevedo)
          Após a maturação, os embutidos chegam ao consumidor fatiados, em embalagens à vácuo. Para melhor aproveitar o sabor dos embutidos, ao abrir a embalagem, deve-se deixar o produto descansando um pouco em temperatura ambiente, para consumi-lo. 
Onde encontrar?
          O queijo Tipo Grana, em peça ou fatiados (foto acima de Marcos Azevedo), além dos embutidos da Granparma estão disponíveis em empórios, lojas de queijos e supermercados de todo o Brasil. No instagram oficial da empresa, @granparma.queijos.embutidos, podem ser obtidas mais informações sobre os produtos ou com Marcos Azevedo, pelo whatsapp (35) 99952-3908.

terça-feira, 8 de junho de 2021

O Caminho das Capelas

(Por Arnaldo Silva) Inconfidentes é uma pacata, atraente, acolhedora e charmosa cidade do Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, a 869 metros de altitude. A cidade conta com cerca de 7 mil habitantes. Está a 441 km distante de Belo Horizonte, fazendo divisa com os municípios de Bom Repouso, Ouro Fino, Bueno Brandão, Borda da Mata e Tocos do Moji.
          Cidade com boa estrutura urbana, arborizada, boas pousadas, bons restaurantes, além de muito atrativa, principalmente em belezas naturais. (na foto acima do Marcos Pieroni/@dronepieroni, parte do Caminho das Capelas em Inconfidentes).
          Inconfidentes é destaque em Minas Gerais pela sua qualidade de vida, bom nível educacional, já que a cidade é sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, com cursos técnicos e superiores e por ser a Capital Nacional do Crochê, principal atividade econômica da cidade. (na foto acima de Marcos Pieroni/@dronepieroni, a Praça Matriz de São Geraldo Magela em Inconfidentes)
          Cidade onde o povo preserva suas tradições religiosas, como as novenas, rezas dos terços, festas juninas, Semana Santa, Corpus Christi,  Festa do Padroeiro da Cidade, São Geraldo Magela, em 16 de outubro, Natal, Corpus Christi e demais atividades religiosas. 
          Tem ainda festejos religiosos nas capelas de algumas comunidades rurais como a de São José em 1 de maio na comunidade Pinhalzinho dos Góes, a festa de São Manuel, em setembro, na comunidade Boa Ventura e em janeiro, a festa de São Sebastião, na comunidade de Porantava. Tanto na cidade, quanto na zona rural, são valorizadas, respeitadas e preservadas, por seus moradores.(na foto acima do Caminho das Capelas/Divulgação, a Comunidade rural de Boa Ventura).
          Com o objetivo de valorizar ainda mais esse sentimento de fé e religiosidade do povo inconfidentense, foi criado o Caminho das Capelas, com foco nas comunidades rurais do município, onde estão pequenas singelas ermidas.
          Além de valorizar a fé e tradição do sertanejo, a criação do Caminho das Capelas tem ainda como objetivo levar as pessoas a conhecerem mais profundamente as comunidades rurais da cidade e região, além de desenvolver o turismo religioso na cidade.
          O Caminho das Capelas é uma peregrinação de 75 km, percorridos em três dias, a pé, em estrada de terra, passando por pequenas, singelas e atraentes capelas. A peregrinação tem início na Igreja Matriz de São Geraldo Magela, em Inconfidentes, passando por 24 capela de Inconfidentes, duas no município de Bom Repouso e uma na cidade de Tocos do Moji. (na foto acima do Marcos Pieroni/@dronepieroni, um dos trechos da peregrinação em Inconfidentes)
          Durante o percurso, os caminhantes podem apreciar belíssimas paisagens naturais, imensos vales com matas nativas de araucárias, nascentes, cachoeiras, fazendas de gado, de lavouras de café e de morango, casarões coloniais, vilas e vilarejos pitorescos e tradicionais. (foto abaixo de Caminho das Capelas/Divulgação)
          O caminhante tem o contato direto com a vida no campo, com a natureza e com o sertanejo, o povo que planta, que cuida da terra, das criações e de sua família. Um povo que tem em sua fé, a força para continuar trabalhando, preservando sua história, tradição e religiosidade. 
          O Caminho das Capelas, é um caminho pela alma da fé mineira. Cada morro, cada serra, cada paisagem que a Mantiqueira presenteia os caminhantes, conta uma história. São histórias de povos diferentes, vindos de lugares, história e culturas diferentes, África, Estônia, Itália, Espanha, Dinamarca, França e tantos outros países. Lugares diferentes, culturas diferentes, línguas diferentes.
          Os povos que formaram a cidade e região, formaram um só povo, uma só língua, uma só cidade, ainda tendo em comum, a fé no Deus único. Seja na mais suntuosa igreja ou na mais singela ermida, a fé é uma só e foi essa fé que formou a identidade cultural e religiosa desse povo.
          É a mais genuína e pura origem mineira. Vários povos, várias culturas, várias tradições, por fim, formando um só povo, abraçados e rodeados pelas montanhas mineiras. Assim é Minas Gerais, assim são os mineiros, assim é o povo por onde passa o Caminho das Capelas.
          São 75 km, percorridos em três dias. São horas e dias que passam rápido e alimentam a alma. Param nas capelas, fazem orações, contemplam e fotografam as belezas vistas pelo caminho, além de conhecer os moradores dos vilarejos e ouvirem suas histórias. O caminhante sai renovado. Além claro, apreciar a hospitalidade mineira e a rica e deliciosa culinária típica das Minas Gerais.
          O percurso é todo guiado e os 75 km são divididos dessa forma: 18,3 km no primeiro dia, 29,2 km no segundo dia e no último dia, 27,4 km. (na foto acima do Caminho das Capelas/Divulgação, a Cachoeira dos Dois Pulos, no Cambuizinho, em Inconfidentes e abaixo, o interior da Matriz de Inconfidentes)
          No primeiro dia, após o café da manhã e orações, o percurso de 18,3 km, tem início às 7 horas, saindo da Matriz de São Geraldo Magela, em Inconfidentes, igreja em estilo românico, datada de 1952. Da Matriz, os caminhantes passam por 3 capelas, no perímetro urbano e por 7 capelas na Zona Rural de Inconfidentes.
          Saindo da Matriz, seguem até a Capela de São Judas, seguindo para a Capela de Santa Luzia e a peregrinação continua pelas capelas de Nossa Senhora Aparecida (na foto acima do Caminho das Capelas/Divulgação), de São Judas, e de Santa Luzia, de onde os peregrinos tem a opção de subirem até o mirante do topo da Serra da Grama.
          No topo, tem um mirante, com uma vista espetacular da Cordilheira da Serra da Ventania, em Ouro Fino (na foto acima de Caminhos das Capelas/Divulgação), podendo ainda ver o Vale do Rio Mogi Guaçu, origem da povoação de Inconfidentes, em 1910, e algumas cidades da região.
          E o percurso pelas capelas continua, agora, rumo à outra capela de São Judas, em seguida, para a de São Miguel (na foto acima de Caminho das Capelas/Divulgação), de São José (na foto abaixo de Caminho das Capelas/Divulgação), Santa Terezinha e terminando na Capela de Nossa Senhora das Graças, na comunidade Boa Vista. Na volta, os peregrinos param na Cachoeira Dois Pulos, na comunidade rural do Cambuizinho.
          Por fim, retornam de van à cidade e seguem para suas pousadas, para descansarem e renovarem as forças para o segundo dia de peregrinação.
          Depois de uma noite de descanso, com o café da manhã tomado, os peregrinos são levados de van para as orações matinais na Capela de Santa Terezinha (na foto acima de Caminho das Capelas/Divulgação), construída em 1940, no sopé do acesso ao Mirante São José, a 1.110 metros de altitude.
          Do topo, pode se observar a Serra da Torre, a 1800 metros de altitude, o ponto mais alto da cidade de Bueno Brandão MG. Além disso, uma vista maravilhosa das fazendas de café e lavouras de morango, chama atenção dos peregrinos, que param para contemplar.
          Depois de contemplarem a vista das fazendas, a caminhada segue para as capelas de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora das Graças, de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora das Graças, de São Manuel, na Comunidade de Boa Ventura (na foto acima do Caminho das Capelas/Divulgação), seguindo para as capelas de  São Pedro, de São Benedito, de Nossa Senhora das Graças e de Nossa Senhora da Penha. (na foto abaixo de Caminho das Capelas/Divulgação)
          Durante esse percurso, os peregrinos passarão pelas comunidades rurais do Espraiado e Posses, subindo até o topo da Serra das Posses, finalizando o percurso de 29,2 km, na Capela de Nossa Senhora da Penha, construída nos anos 1980, em meio a penhascos e vasta natureza em redor. Por fim, os caminhantes retornam de van até suas pousadas, descansando para o terceiro e último dia de peregrinação.
         
No terceiro dia, após o café da manhã e orações, recomeça a caminhada. Agora num percurso de 27,4 km, onde os peregrinos terão um contato maior com a história, com o sagrado e devoção mineiras.
          Nesse último dia, os peregrinos conhecerão ruínas de velhas capelas. Essas ruínas, contam histórias por si mesmas. São histórias das famílias que viveram nas localidades e por algum motivo, deixaram a vida rural, para irem para outros lugares. Não são apenas paredes em ruínas, mas também, um pouco da vida, sonhos, penitências, promessas e agradecimentos, que ao longo dos anos, os fiéis deixaram no coração das pequenas ermidas. (na foto acima de Caminho das Capelas/Divulgação, as ruínas da Capela do Senhor Bom Jesus, na comunidade de Boa Vista da Adelaide)
          O silêncio e vazio das velhas capelas, guardam os louvores, clamores, lágrimas, alegrias e esperanças, dos que fizeram dessas pequenas, hoje em ruínas capelas, suas moradas de fé.
          Os peregrinos são levados de van até a Capela de Nossa Senhora da Penha e começam a caminhada, seguindo para as capelas de São Sebastião, Capela Nova e Ruínas da Capela do Senhor Bom Jesus, seguindo para as capelas de Nossa Senhora Aparecida e de Nhá Chica (na foto acima do Caminho das Capelas).              
          Os peregrinos ficam encantados com a beleza e simplicidade da Capela de Nhá Chica, na comunidade do Romas, além da natureza em volta e a graciosidade das águas dos riachos que passam pela comunidade. (na foto acima do Caminho das Capelas/Divulgação, o altar da Capela de Nhá Chica e na foto abaixo, a Capela do Sagrado Coração de Jesus)
          Por fim, a peregrinação pelo Caminho das Capelas encerra-se na Capela do Sagrado Coração de Jesus, onde retornam de van para Inconfidentes.     
          Após retornarem de van para Inconfidentes, os peregrinos, se concentram na Praça Tiradentes, fazem orações e recebem um certificado de participação no Caminho das Capelas.
          Para informações sobre as datas das peregrinações e outros detalhes, o contato pode ser feito por e-mail: caminhodascapelas@gmail.com ou pelo telefone (35) 99996-6370.

domingo, 30 de maio de 2021

4 igrejas mineiras entre as 10 mais bonitas do Brasil

(Por Arnaldo Silva) A agência espanhola Civitalis, empresa que atua na área de distribuição on-line de visitas guiadas, excursões e atividades nos principais destinos turísticos do mundo, aponta Minas Gerais como o estado detentor do maior número de igrejas, entre as 10 igrejas mais bonitas do Brasil. No ranking da Civitalis, divulgado recentemente, consta quatro igrejas mineiras, na lista das mais bonitas do Brasil, localizadas nas cidades de Belo Horizonte, Sabará, Ouro Preto e Congonhas.
          São as Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, a Igreja de Nossa Senhora do Ó em Sabará e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas (na foto acima do Wilson Paulo Braz/@paulobraz, o altar do Santuário de Congonhas)
          
Completam a lista do ranking das 10 mais bonitas igrejas do Brasil, segundo a agência espanhola, o Mosteiro de São Bento e a Igreja de São Francisco da Penitência, ambas no Rio de Janeiro; a Capela Dourada, em Recife; a Catedral da Sé, em São Paulo; a Igreja e Convento São Francisco, em Salvador e a Catedral Metropolitana de Brasília.
- A Igreja de Nossa Senhora do Ó
          Fica em Sabará, a 20 km de Belo Horizonte. A pequena igreja, retrata bem o estilo Nacional Português: simples por fora, e de uma riqueza impressionante, por dentro. Foi construída entre 1717 e 1720, numa época que a identidade barroca mineira, ainda estava nascendo. (fotografia acima de Thelmo Lins)
          A construção e ornamentação da igreja teve a contribuição de artistas e arquitetos. O mais importante e mais marcante desses artistas foi Jacinto Ribeiro, pintor de artes sacras. Nascido em Goa, na Índia portuguesa, era um profundo conhecedor da cultura e vida de Macau, antiga colônia portuguesa no Oriente, hoje pertencente à China, além da cultura e arte portuguesa. Veio para o Brasil em 1711, passando a viver em Minas Gerais, onde deixou suas obras, por várias outras cidades.
          Para pintar suas obras, se inspirava na arquitetura indiana e chinesa. Em Portugal, Jacinto conheceu a arte portuguesa e incorporou em suas obras, o estilo da arte europeia e oriental. Esses estilos, principalmente o chinês, estão presentes na Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará. (na foto acima do Thelmo Lins, do altar-mor da Igreja)
          Esse é o diferencial desta igreja. Toda ornamentada e pintada em ouro puro, em tom azul escuro, bordas vermelhas e molduras bem talhadas e douradas. Uma arte impactante ,que deixa extasiado, todos que visitam a igreja. É uma das relíquias da história de Minas e uma das mais bem trabalhadas igrejas do mundo. O interior da igreja é todo revestido em arte pura.
- A Basílica do Bom Senhor Jesus de Matozinhos
          Fica em Congonhas, a 88 km de Belo Horizonte. Todo o conjunto em torno da Basílica, foi reconhecido pela Unesco, como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1985. Construído em etapas, entre os anos de 1757 e 1875, o conjunto forma uma das mais impressionantes obras de arte barroca do mundo. Durante os anos de sua construção, vários artistas e arquitetos, deram sua contribuição. (fotografia acima Wellington Diniz)
          Entre esses artistas, está Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O Mestre do Barroco Mineiro trabalhou na construção do Basílica e seu conjunto, de 1796 a 1805.
          São 66 imagens sacras, representando a Paixão de Cristo e as esculturas dos 12 profetas, esculpidas em pedra sabão, formando um conjunto com 78 obras, esculpidas pelo Mestre Aleijadinho. O Mestre do Barroco Mineiro deixou, no Santuário de Congonhas, um dos mais completos conjuntos de obras do planeta, em expressão e originalidade. (na foto acima do Josiano Melo, detalhes da Santa Ceia, obra do Aleijadinho em tamanho original)
          Para esculpir as feições dos personagens retratados nas 78 peças, Aleijadinho se inspirou em gravuras, que vieram de Portugal e chegaram às suas mãos. Eram pinturas sacras de artistas italianos dos séculos XV ao século XVIII. Nessas gravuras, os artistas italianos retratavam os personagens bíblicos com feições europeias, com vestimentas no estilo de vestir dos homens e mulheres turcas. Isso porque eram com os turcos, que os artistas italianos tinham mais contato, devido uma parte do território turco, estar na Europa. 
          Assim, desenhavam as figuras bíblicas, com as feições dos homens e mulheres europeus, principalmente, da Itália. Para vestir seus personagens, se inspiraram no jeito de vestir dos homens e mulheres turcas. Longas túnicas, com mangas longas, sandálias, turbantes nos homens e véus, cobrindo a cabeça das mulheres, além de barba, cabelos longos e encaracolados, comum dos turcos na época. E se inspirando nesse estilo, Aleijadinho recriava seus personagens bíblicos. (fotografia abaixo do Wilson Paulo Braz)
          A arquitetura do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, teve também inspiração europeia, tendo como base a arquitetura da Igreja de Bom Jesus do Monte, em Braga e no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, ambas cidades portuguesas. Assim, foi criada uma das mais expressivas obras do barroco mundial, unindo traços e detalhes europeus ao estilo e talentos dos artistas do barroco mineiro. O resultado é uma obra única, inigualável e impressionante.
- A Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar
          Fica em Ouro Preto, a 100 km de Belo Horizonte. A Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar é uma das mais autênticas expressões do Barroco Mineiro. Construída em torno de uma pequena capela e ampliada nos primeiros anos do século XVIII, mesmo inacabada, foi inaugurada em 1733. Nos anos posteriores à sua inauguração, foi recebendo ornamentações e outros detalhes, até a conclusão final. É uma das mais ricas em arte barroca e em ouro do Brasil. (fotografia acima de Peterson Bruschi/@guiapeterson e abaixo de Arnaldo Silva)
          São quase meia tonelada de ouro puro, em seus detalhes, altares, ornamentações e talhas, incrivelmente muito bem trabalhadas. A riqueza se explica devido às várias irmandades, que juntas, se uniram para construir a igreja, dedicada à Nossa Senhora do Pilar. Foram décadas de obras, até a conclusão final da igreja, ainda no século XVIII. A imponência, a arte barroca, as impressionantes talhas em ouro, chegam a extasiar, por tamanha beleza.
- Igreja de São Francisco de Assis em BH
          Projetada em 1942 e erguida em 1943, foi o primeiro trabalho expressivo do a arquiteto Oscar Niemeyer. Foi o então prefeito de Belo Horizonte, na época, Juscelino Kubitscheck, que solicitou a Niemayer, o projeto. Uma obra ousada e inovadora para a época, sendo visto como o marco da arquitetura moderna brasileira. A beleza da igreja e de todo o conjunto modernista da Pampulha foi reconhecido pela Unesco, como Patrimônio Mundial da Humanidade, em 2016. (fotografia acima de Elvira Nascimento)
          Uma igreja singela, simples e ao mesmo tempo, rica em detalhes arquitetônicos em suas curvas, simbolizando as montanhas de Minas Gerais. Completando a riqueza e beleza da igreja, estão os painéis azuis e brancos, de Cândido Portinari e o charme dos jardins projetados pelo paisagista, Burle Marx.
          São essas as quatro igrejas mineiras do ranking da agência espanhola Civitalis. Junto com as outras 6, formam a dezena das mais bonitas igrejas brasileiras, segundo a agência espanhola.
          Vindo à Minas Gerais, vivencie a história do Brasil. Maior parte da história brasileira e do acervo dos tempos do Brasil Colônia e do Império, estão em Minas. Cada cidade mineira, tem história, tem cultura, tem arquitetura, tem tradição, tem religiosidade, tem uma riquíssima gastronomia, com receitas tricentenárias, enfim, em Minas Gerais, você encontra um pouco da história e os maiores tesouros da arquitetura brasileira.

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