Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de abril de 2025

A origem vulcânica de Poços de Caldas

(Por Arnaldo Silva) Poços de Caldas é uma estância hidromineral, localizada no Sul de Minas, com 172 mil habitantes e distante 461 km de Belo Horizonte Está a 1186 metros de altitude e faz limites territoriais com Águas da Prata (SP); Andradas; Bandeira do Sul; Botelhos; Caconde (SP); Caldas; Campestre; Divinolândia e São Sebastião da Grama (SP).
Onde a cidade está, se acreditava ser a boca de um vulcão. Foto: Thelmo Lins
        Cidade de beleza cênica, atraí turistas de todo o país e do mundo inteiro pela qualidade e propriedades medicinais de suas águas sulfurosas e medicinais, além de suas belezas naturais devido a riqueza de sua flora e fauna. No município forma catalogadas cerca de 300 espécies de aves como o tangará e uma espécie rara de rã Adenomera phonotriccus, que emite sons semelhantes ao canto de aves, como o da maria-sebinha-do-acre.
Fábrica de Cristais São Marcos - Registro de Luís Leite
        Além da sua riqueza arquitetônica, inspirada na arquitetura barroca, eclética e europeia, graças à presença de imigrantes europeus que vieram para a região no início do século XX como por exemplo as fábricas de cristais Cá d´Oro e São Marcos, que produzem cristais finos, inspirados na beleza dos cristais da ilha de Murano na Itália tradicional na fabricação de vidro desde 1291, no século XIII. 
        As famílias que fundaram as empresas são descendentes de vidreiros de Murano. A própria arquitetura das empresas tem traços da arquitetura romana.
A formação das águas termais
Uma das várias fontes de águas sulfurosas encontradas na cidade. Foto: Arnaldo Silva
        Segundo a ciência, esse processo teve início entre 80 milhões de anos, quando a região era formada por planaltos vulcânicos e vulcões ativos. Hoje todos os vulcões que existiam nessa região estão extintos.
        Nas profundidades subterrâneas do município, permanecem vestígios dos antigos vulcões, como lavas, rochas vulcânicas e águas que foram se acumulando ao longo dos milhões de anos nas galerias subterrâneas entre as frestas das rochas. Ao longo de milhões de anos, as águas subterrâneas foram desenvolvendo propriedades medicinais, devido as rochas vulcânicas.
        As águas quentes que brotam das profundidades das rochas vulcânicas, estão armazenadas nas galerias subterrâneas do Poços de Caldas há mais de 4 mil anos.
        Todas as atividades geológicas em decorrência da ação vulcânica, foram as responsáveis pelas origens das águas sulfurosas e de todo o complexo alcalino presente em Poços de Caldas.
Dentro da cratera de um vulcão?
Fotografia de Luís Leite
        A cidade tem origens em 1819, no século XIX, a partir da descoberta de fontes de águas termais e medicinais, foi se formando um povoado originalmente formado por tropeiros, garimpeiros e pessoas que vieram em busca de tratamento e cura de enfermidades. Esse fato, além das propriedades curativas das águas de Poços de Caldas, foi constatado e descrito minuciosamente pelo naturalista francês, Sainte´Hilaire.
        Estudando a região e as propriedades medicinais das águas, médicos e cientistas da época, afirmavam que a cidade estava situada exatamente sobre uma boca de um grande vulcão. As montanhas em redor da cidade dava a impressão de ser uma caldeira vulcânica.
Se subirmos no topo mais alto da cidade, por exemplo onde está o Cristo Redentor, verdadeiramente temos essa impressão, devido à cidade está circundada por montanhas, que os pesquisadores do passado acreditavam fosse a cratera de um vulcão.
        Tal raciocínio tinha bom base a crença de que as caldeiras vulcânicas existentes no mundo fossem as bocas de um grande vulcão, formadas devido erupções vulcânicas. Hoje esse conceito mudou. Poços de Caldas não surgiu dentro de uma cratera de um vulcão e sim sobre um planalto vulcânico.
O Planalto Vulcânico de Poços de Caldas
Foto: Arnaldo Silva
         A área da imagem acima, onde a cidade está localizada é um planalto de formação vulcânica. A área do planalto se estende por 800 km² e 30 km² de diâmetro.
        Segundo pesquisadores, o planalto foi formado há 80 milhões de ano, devido a intrusão de rochas alcalinas e do rompimento da crosta terrestre. Esse fenômeno natural fez com que essas rochas alcalinas “subissem”, elevando a região em mais 500 metros de al
        Após um tempo, as rochas começaram a sofrer esfriamento, sedimentando e literalmente, afundando, formando assim o que a ciência chama de Planalto Vulcânico, que é a forma de relevo elevada e relativamente plana, formada pela acumulação de lava e cinzas vulcânicas ao longo do tempo, através de erupções vulcânicas. É o caso de Poços de Caldas.
Não é a boca de um vulcão
        Estudo e pesquisas de que Poços de Caldas foi formada literalmente dentro da boca de um vulcão não é aceita atualmente por boa parte dos  pesquisadores. Isso porque falta um elemento primordial para confirmar que o lugar foi um vulcão em atividade. Esse elemento é a lava vulcânica, encontrada em arredores de cidades que comprovadamente tiveram vulcões ativos há milhões de anos.
        Foram encontradas lavas vulcânicas na parte interna do planalto vulcânico de Poços de Caldas. Para se afirmar a existência de um vulcão ativo onde está Poços de Caldas deveria haver vestígios da presença de lavas vulcânicas em redor de toda a área. Isso porque os vulcões, quando entram em erupção, espalham lavas que podem percorrer centenas de quilômetros em redor. Não foram encontrados vestígios de lavas vulcânicas em redor do planalto de Poços de Caldas.
        A ausência de vestígios de lava vulcânica é indício da não existência de um vulcão de grandes proporções. A cidade se encontra em planalto de origem vulcânica, confirmada pela ciência, mas não exatamente na caldeira de um vulcão.
        O que se sabe é que depois da estabilização das rochas vulcânicas, processo que levou milhões de anos após ocorrência do fenômeno, foram formados pequenos vulcões dentro desse planalto. Tal afirmação tem como base a presença de 13 estruturas circulares semelhantes a pequenos vulcões, evidenciando assim a presença de vulcões de menor porte e menor poder destruidor.
Há risco de erupção vulcânica?
        Apesar de todas as informações de pesquisadores atuais, tem gente que afirma que a primeira teoria é a correta, que a cidade foi formada na boca de um vulcão. Mais que isso, acreditam que esse vulcão entrará em erupção. A ciência refuta qualquer possibilidade de uma erupção vulcânica ocorrer. Quem afirma que a cidade está na caldeira de um vulcão e que este mais cedo ou mais tarde irá “acordar” e entrar em erupção, está em delírio e quem acreditar nesta teoria, está igualmente delirando.
Origem de Poços de Caldas
        Em 6 de novembro de 1872, Joaquim Floriano de Godói, então presidente da Província de Minas, desapropriou as terras de águas temais sulfurosas da região, tornando-as de interesse público, inclusive as terras onde o povoado se formara, de propriedade do Capital Joaquim Bernardes que doou 96 hectares de sua propriedade. O povoado foi urbanizado, seguindo os padrões arquitetônico e urbanístico da época, feito pelo engenheiro Honório Rodrigues Soares do Couto.
Fotografia de Luís Leite
A data de 6/11/1872, é o marco da fundação da cidade. Em 6/12/1879, foi elevado a freguesia adotando o nome de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, subordinado a Caldas MG. Em 1° de setembro de 1888, o povoado foi elevado à categoria de vila, adotando o nome de Poços de Caldas e em 18 de setembro de 1915, a Lei Estadual n° 663 concede a Poços de Caldas o título de cidade.
Origem do nome
Fotografia de Luís Leite
        O nome foi inspirado no semelhança da origem de Poços de Caldas com a estância hidromineral portuguesa Caldas da Rainha, visitada pelo Imperador Dom Pedro II e Imperatriz, Tereza Cristina. O casal imperial também visitou Poços de Caldas em outubro de 1886. Vieram para a inauguração de um ramal da Estrada de Ferro Mogiana.
        Outra semelhança com a cidade lusitana é que tanto em Caldas da Rainha, quando na então Vila de N. S. da Saúde das Águas de Caldas, em suas origens, homens e animais usavam os poços de águas. Dai foi juntar o nome "poços" com " caldas" e o vilarejo elevado a distrito adotou o nome de Poços de Caldas. Quando foi elevada à cidade, o nome Poços de Caldas foi mantido.
Cidade desenvolvida
Vista parcial da cidade. Foto: Luís Leite
        Cidade com excelente estrutura urbana, possui um centro histórico com casarões coloniais e em diversos outros estilos, praças arborizadas, igrejas seculares, jardins, ruas bem cuidadas e parques diversos.
        Além disso, a cidade conta com uma sofisticada e variada rede hoteleira e gastronômica com restaurantes e bares de categoria internacional.
O que visitar em Poços de Caldas?
Fotografia de Luís Leite
Fábrica de Cristais Cá d´Oro: Fundada em 1965, a Cá d'Oro mantém as tradições da Ilha de Murano, na Itália, e permite aos visitantes observar a produção artesanal.
Fábrica de Cristais São Marcos: É uma das maiores fábricas de cristal Murano do mundo, com sede em Poços de Caldas. Oferece peças únicas e inteiramente brasileiras desde 1962.
Festas de inverno: Poços de Caldas é conhecida por suas festas de inverno, com diversas atividades e eventos culturais.
Spas: A cidade oferece diversos spas, onde é possível fazer tratamentos de relaxamento, massagens, banhos imersivos e outros serviços.
Fotografias de Arnaldo Silva
Além de: Palace Cassino Hotel; Mercado Municipal; Feira de Artesanato da Praça dos Macacos; Serra de São Domingos com 1.686 metros de altitude; Represa Bortolan, os bares em redor e os passeios de escuna,Teleférico; Basílica de Nossa Senhora da Saúde; Fonte dos Amores; Parque do Cristo Redentor; Águas Termais; Thermas Antônio Carlos; Cachoeira Véu das Noivas; Zoológico das Aves; Urca; Recanto Japonês; Relógio Floral e Calendário Floral; Parque de diversões Walter World; Parques José Afonso Junqueira e Parque Antônio Molinari.
Fotografias de Thelmo Lins
Museu Histórico e Geográfico: Permite conhecer a história e a geologia da região. Visite Poços de Caldas
Fotografias de  Luís Leite
        São riquezas minerais de origem vulcânicas, diversas fontes de águas sulfurosas espalhadas pela cidade, além de sua beleza natural, torna Poços de Caldas cidade única no mundo. Além disso, a cidade se estruturou ao longo do século XX, se tornando uma cidade turística e referência na área em todo o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores