Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Conquista: um cantinho da Itália em Minas

(Por Arnaldo Silva) Conquista, cidade com apenas 6.694 habitantes, segundo Censo do IBGE/2022, localiza-se no Triângulo Mineiro. A cidade tem fortes raízes na cultura italiana e portuguesa, graças a imigração desses povos nos séculos XIX e início do século XX. Conquista faz limites territoriais com Uberaba e Sacramento em Minas e Delta, Rifaina e Igarapava em São Paulo. Está a 486 km de Belo Horizonte.
          A presença da cultura portuguesa e italiana na cidade pode ser observada na organização, na força de trabalho, nas construções típicas da Itália e Portugal, na culinária e cultura. Os descendentes de italianos predominam em Conquista, por isso a cidade é conhecida como “um cantinho da Itália em Minas”. (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade, o pórtico em estilo Greco-romano de Conquista MG)
Breve História
          Em século XIX, suas terras férteis e água em abundância atraíram exploradores vindos de outras regiões de Minas, de outros estados brasileiros e também, de portugueses e italianos e construção da estrada de ferro Mogiana. Um desses exploradores foi o português Manuel Bernardes Nazianzeno da Silveira, que recebeu terras que posteriormente, passou por vários donos, até chegar às mãos do coronel Francisco Meireles do Carmo em 1888. Na fazenda, o coronel criou um armazém, tendo como clientela os trabalhadores da estrada de ferro.
          
A ferrovia trouxe mais desenvolvimento à região. No entorno do armazém, um povoado foi se formando até se tornar distrito em 1892, subordinado ao município de Sacramento MG. Com o crescimento do distrito, em 1894, doutor Crispiano Tavares, baiano de Ilhéus, fez a planta, demarcação e traçados do distrito. No ano de 1911, é elevado à vila e em 10 de setembro de 1925, à cidade emancipada. (fotografia acima de Luís Leite)
A terra de Janete Clair
          Cidade pacata, tranquila, de gente hospitaleira e trabalhadora, é dotada de belezas naturais exuberantes, com rios e cachoeiras de águas limpas e cristalinas, casario bem preservado e colorido, praças bem cuidadas, ruas limpas e arborizadas e terra de gente ilustre. Foi em Conquista que nasceu Janete Clair (Conquista, 25/04/1925 – Rio de Janeiro, 16/11/1983), autora de várias telenovelas de sucesso entre os anos 1960 e 1970 como Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Pecado Capital, O Astro, Pai Herói, dentre outras. (nas fotos acima de Elpídio Justino de Andrade, alguns casarões da cidade)
Berço do Espiritismo rural no Brasil
          Além disso, a cidade é o berço rural do espiritismo Kardecista no Brasil. Foi em Conquista, na época distrito de Sacramento, que o médium Mariano da Cunha, tratado como “Tio Sinhô Mariano”, fundou em 28 de agosto de 1900, na Fazenda Santa Maria, o Centro Espírita Fé e Amor, o primeiro centro espírita rural do Brasil. (na foto acima acima do Luís Leite, detalhes da Fazenda Santa Maria)
          Seu trabalho foi continuado pelo educador, político, jornalista e médium brasileiro, Eurípedes Barsanulfo. O médium Chico Xavier, que morava na vizinha Uberaba, disse várias vezes que a região é dotada de “boa energias” e grande elevação espiritual.
Economia
          Sua economia é formada por pequenos comércios, setor de prestação de serviços e agricultura, que é a principal atividade econômica do município. 
          O turismo é um dos segmentos que vem crescendo muito em Conquista, graças a sua localização e belezas naturais, que atraem amantes de esportes radicais e da própria natureza em si. A cidade conta com boa estrutura em hospedagens e uma diversificada e excelente gastronomia com pratos típicos mineiros, portugueses e italianos. (fotografia acima de Arnaldo Silva)
Pontos turísticos de Conquista
          Conquista é um município dotado de belezas naturais com rios e cachoeiras belíssimas como a Cachoeira da Santa Maria que possui duas quedas de cerca de 12 metros de altura cada uma.
          Não apenas isso. Conquista conta com uma ótima estrutura urbana e oferece uma boa qualidade de vida a seus moradores e ótimas estadias aos visitantes e turistas. Casario charmoso, bem cuidado, com arquitetura que lembra sua origem portuguesa, italiana e barroca mineira. (fotografia acima de Luís Leite)
          Na cidade temos belas e bem cuidadas praças e também o Cristo Redentor e sua bela cascata artificial, logo na entrada da cidade. (na foto acima de Luís Leite)
          Quem gosta de história, principalmente aprender sobre a origem da cidade, pode visitar o Museu Corina Novelino e o Museu Histórico Corália Venites Maluf.
          Tem ainda pontos urbanos interessantes da cidade de Sacramento, apenas 22 km de Conquista, como por exemplo a antiga Estação dos Bondes, o Colégio Allam Kardec, a Gruta dos Palhares, Rota do Mergulho e o Maritaca Expeditions, além do Porto Felício, às margens do Rio Grande e o prazer de conhecer e saborear os famosos queijos de Conquista e Sacramento MG. A produção queijeira dessas duas cidades são de primeira, premiados em concursos regionais, nacionais e internacionais. (fotografia acima de Elpídio Justino de Andrade)
          É a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes e a praça em frente à igreja com belíssimos jardins, uma gruta com uma cascata de água corrente e uma fonte de água dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. É o ponto turístico mais visitado da cidade. (fotografia acima de Juscelena Inácio e abaixo, do Elpídio Justino, o coreto com a fonte)
          Concluída em 1927, a Igreja é considerada uma das mais belas da Arquidiocese de Uberaba.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores