Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Em Barbacena está uma réplica de abadia medieval de 1060

(Por Arnaldo Silva) A Igreja de São Miguel, inaugurada em 2017 em Barbacena MG, Campo das Vertentes a 169 km de Belo Horizonte, é uma réplica fiel da Abazzia de Sant`Egídio, construção medieval datada de 1060, localizada na vila medieval de Fontanella na cidade de Sotto il Monte, Norte da Itália, na Itália.
          A Abazzia medieval foi edificada a Sant´Egídio ou Abadia de Santo Egídio, o padroeiro dos eremitas, santo católico também chamado de São Egídio e São Gil, é uma das mais antigas da Itália. Egídio nasceu em 650 d. C em Atenas, na Grécia, falecendo em 710 d. C, sendo sepultado na Abadia de Saint-Gilles, um mosteiro em Saint-Gilles, sul da França. Após sua santificação, se tornou bastante popular na Itália, França e na Escócia.
          Filho de família cristã, rica e nobre, após a morte de seus pais, decidiu dedicar-se integralmente a Deus. Distribuiu seus bens entre pobres e doentes, optando em viver como um eremita, longe da cidade, em grutas e cavernas, dedicando-se a oração, jejuns e sacrifícios. A Egídio, foi atribuído muito sabedoria e dons da cura e milagres.
A Igreja de São Miguel Arcanjo
          A réplica da Abazzia de Sant´Egídio foi construída na Fazenda São Miguel Arcanjo, sede da Sociedade São Miguel Arcanjo, fundada em Barbacena no ano 1998 pelo italiano Marco Roberto Bertoli.
          A igreja construída por Bertoli é dedicada a São Miguel Arcanjo e não a Santo Egídio. Isso porque Bertoli é fervoroso devoto de São Miguel Arcanjo. O projeto arquitetônico, materiais usados, detalhes, ornamentação, bem como as técnicas de construção, são idênticos à abadia medieval italiana de Santo Egídio.
Porque uma réplica de uma igreja medieval em Minas?
          Construir uma igreja com as mesmas características da Idade Média em Minas Gerais surgiu da fé de Marco Roberto Bertoli, atendendo pedido de seu pai para que construísse uma igreja. Há anos, bastante adoentado, o pai pediu a seu filho que construísse uma igreja. Atendendo pedido do pai, Bertoli decidiu construir na cidade de Barbacena, uma igreja idêntica à Abadia de São Egídio, na Itália. (na acima de Wagner Rocha, a Igreja de São Miguel Arcanjo em Barbacena MG)
          O italiano nasceu de uma família muito religiosa. Seus pais ajudavam financeiramente padres europeus em suas missões pelo Brasil. Aos 21 anos, Bertoli abriu mão do conforto de sua vida na Itália e mesmo não dominando o português, decidiu deixar seu país e vir para o Brasil com o objetivo de ajudar o próximo através da caridade.
          Inicialmente, foi para Fortaleza, no Ceará. Em uma viagem de ônibus para São Paulo, o coletivo teve que parar em Juiz de Fora MG, na Zona da Mata, o ônibus teve que parar por problemas mecânicos. Observando bem a região, se encantou e aqui decidiu lançar seu projeto social e construir a igreja, atendendo ao pedido de seu pai e cumprir sua promessa de construí-la.
          Não foi fácil para Bertoli. Bateu de porta em porta pedindo ajuda a empresários e voluntários, até conseguir ajuda do estado, que cedeu um antigo imóvel em Antônio Carlos, no Campo das Vertentes, onde deu início a construção do seu projeto.
          Devoto do arcanjo São Miguel, Bertoli teve certeza de que estava no lugar certo ao decidir comprar um pedaço de terra para ampliar o projeto social. Conseguiu comprar a fazenda São Miguel Arcanjo, na vizinha cidade de Barbacena. O contrato de compra foi assinado no dia 29 de setembro. Em 2001 teve início a construção da nova sede em Barbacena MG, tendo sido construídos em dois anos 12.000 m² de edificações distribuídos em uma fazenda de 320 hectares. Por esse motivo, em 2003, as antigas instalações da sociedade em Antônio Carlos foram desativadas.
          Bertoli acredita que o fato de ter adquirido a fazenda que leva o nome de seu santo de devoção, não foi nenhuma coincidência. “Sabe em qual data do contrato (de compra do imóvel) foi assinado? Em 29 de setembro, dia de São Miguel. Sabe como a fazenda se chamava? São Miguel. Você acha que é coincidência?”, constatou na época o italiano.
Uma igreja da Idade Média no século XXI
          Construir uma igreja hoje é um projeto bastante difícil, devido o alto custo e detalhes arquitetônicos que requer muita mão de obra, conhecimento e mãos talentosas. Imagina construir uma igreja usando as mesmas técnicas e totalmente em pedras, da mesma forma como eram as construções do ano de 1060? Com certeza um desafio dos mais difíceis. Para se ter uma ideia, só de pedras para construir a réplica da abadia foram 200 caminhões. (na foto acima do Wagner Rocha, os fundos da Igreja de São Miguel Arcanjo)
          Era tão difícil que até mesmo especialista em construção, na época, julgavam ser impossível reproduzir uma igreja medieval utilizando matéria similar e técnicas milenares em sua construção, justamente para manter a fidelidade do projeto original.
          Mesmo com opiniões contrárias, persistente e entusiasmado com seu projeto, Bertoli rodou o Brasil e o mundo em busca de recursos para seu projeto. Foi à Itália em busca do projeto original da Abazzia de Saint´Egídio, conseguindo junto a um um arquiteto do Vaticano.
          Para começar a tirar seu projeto do papel, o italiano montou em Barbacena, uma escola de lapidação de pedras, utilizando as técnicas medievais da época da construção da Abazzia de Saint´Egídio, justamente para igreja fosse uma reprodução fiel da obra medieval.
          As obras para a construção do templo tiveram início em 2007 e foram concluídas em 2017, quando foi inaugurada. Foram 10 anos de muita persistência e comprometimento com a promessa que havia feito a seu pai. E conseguiu, apesar de os especialistas julgarem ser impossível! “Deus me deu o dom da ignorância, pois se eu soubesse o quanto seria difícil construí-la, dificilmente teria começado”, afirma Bertoli.
Simbologia medieval nos detalhes da igreja
          Igrejas dedicadas a Santo Egídio, tanto em nossa época e em séculos anteriores existem em alguns países da Europa, em construções de acordo com a arquitetura local e época em que foram edificadas. A Abazzia de Sant´Egídio na Itália segue o estilo arquitetônico medieval romano e este estilo e toda a simbologia desta igreja foi fielmente reproduzido na Igreja de São Miguel Arcanjo, em Barbacena.
          “Toda igreja neste estilo tem uma característica que é a seguinte: a pouca luz que entra no ambiente ilumina (a imagem) de Jesus Cristo. Por isso, a porta é voltada para a nascente do sol”, explicou Bertoli. (na foto acima do Wagner Rocha, o interior da Igreja de São Miguel Arcanjo)
          Além disso a igreja de São Miguel possui 12 colunas, seis de cada lado e 80 cm para cada uma. No meio de cada uma das 12 colunas tem um crucifico simbolizando os 12 apóstolos. Cada coluna conta com uma peça decorativa na parte superior, chamada de capitel, em cada, temos um papiro (uma planta que cuja folha era muito usada no antigo Egito, para escrita de textos). Na idade média, escritas em papiros simbolizavam a transcrição da sabedoria. Na parte inferior das colunas tem ainda folhas de acanto que simbolizavam os espinhos da vida. Segundo Bertoli, essa simbologia nas estruturas significa que “somente tem sabedoria quem vive os espinhos da vida”.
          Os templos medievais são repletos de simbologias, muitas das vezes carregadas de superstições perpetuadas durante séculos. Na Abazzia italiana de Saint´Egídio não foi diferente e todos esses detalhes foram reproduzidos em sua fidelidade.
          Por fora, florestas de eucalipto mostram a simplicidade da construção em Barbacena, toda em pedras lapidadas no estilo medieval. Diferente das igrejas atuais, onde as janelas são enormes, as construções medievais tinham janelas muito pequenas. Isso devido a Idade Média ter sido um período muito sombrio de nossa história, com guerras e invasões constantes. Por esse motivo as portas das construções era bastante reforçadas, na maioria em madeira e ferro fundido.
          As janelas das construções e igrejas medievais eram minúsculas e colocas em posições bem altas. Em caso de invasão de inimigos, rapidamente se trancavam dentro dessas construções para se protegerem de ataques e invasores. Por esse motivo, as construções milenares eram verdadeiras fortalezas.
          A preocupação com a segurança na época medieval podem ser percebidos nos detalhes das portas, fechaduras e tachos de ferro forjado, bem trabalhados, reforçam o cuidado com segurança e proteção do templo que existia na Idade Média. Esses detalhes não foram ignorados na Igreja de São Miguel Arcanjo de Barbacena e foram fielmente reproduzidos.
          No interior da igreja, os fiéis ficam à sombra enquanto raios de luz natural da parte da manhã e da tarde, penetram a igreja pelos oráculo das pequenas janelas. Pela manhã, os raios da luz do dia ilumina ilumina a imagem de Jesus, no lado posto da parede. Já a luz do sol da tarde, entra por uma fissura, ao meio, e ilumina parte do altar, onde está a simbologia do Deus-pai e ainda a imagem de Jesus, que se encontra no Ostensório, em cima do altar, sustentado por quatro redondas que representam os quatro cantos do mundo.
          A luz natural sobre a imagem de Cristo, simboliza a luz de Jesus, que é a essência da fé e os fiéis que estão à sombra, recebem essa luz, vinda do céu. O efeito da luz do sol que ilumina o altar penetram por 3 janelas e chegam até o o altar, simboliza a luz da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
          Outra simbologia no interior da igreja são os três degraus de acesso à fonte batismal. Pode parecer apenas números mas simboliza a sexta, o sábado e domingo, os três dias que antecederam a ressurreição de Jesus. Na vida do cristão, essa simbologia quer dizer que no batismo, ele nasce para uma nova vida, em Cristo.
Pinturas interiores
          Com o objetivo de oferecer cultura e fé aos frequentadores da comunidade, no interior da igreja de São Miguel foram feitas quatro cópias de pinturas religiosas europeias de séculos diferentes, que não fazem parte da ornamentação interna da Abazzia de Saint´Egídio, da Idade Média e sim pinturas presentes em igrejas da Europa feitas nos séculos XVIII, XIX e início do século XX. (na foto acima do Wagner Rocha, podemos ver as 4 pinturas reproduzidas: duas no centro do altar e outras duas, de cada lado do altar)
          As obras são: Imaculada Conceição, assinada em 1767 por Gianbattista Tiepolo; A divina pastora, de Illiam Adolphe Bouguereau (1893); São Miguel Arcanjo, de Loverini (1891) e Jesus Misericordioso, de Eugênio Kazimirowski (1934). Isso permite ao visitante conhecer, além da arquitetura medieval, a arte sacra europeia dos séculos XVIII, XIX e início do século XX, permitindo assim enriquecer mais ainda o conhecimento sobre a cultura e religiosidade dos europeus. A reprodução dessas pinturas europeias tem a assinatura dos artistas plásticos Sérgio Prata e Franciscano Marcelo dos Santos.
A Sociedade São Miguel Arcanjo
A Fazenda São Miguel, é o resultado de um projeto de assistência social criada com o objetivo de acolher e amparar em tempo integral, crianças e adolescentes entre 3 a 18 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social. No momento, são assistidos pela entidade cerca de 430 crianças e adolescentes. O espaço conta ainda com um espaço para abrigar idosos, atualmente com 13 senhores e senhoras.
          Além de manter serviços regulares de educação, esporte, cultura, lazer e acolhimento, o espaço tem ainda como objetivo “resgatar as perspectivas de vida e amenizar traumas, a fim de alcançar a maturidade espiritual, a integridade moral, a competência e responsabilidade profissional” segundo disse Bertoli, durante inauguração da igreja, em 2017.
          A metodologia de ensino, estrutura da creche e escola de ensino médio e fundamental, tem a parceria com o Colégio São Francisco de Assis. O ensino e estrutura são de alto nível, seguindo a metodologia das melhores escolas brasileiras.
          As crianças e adolescentes estudam em tempo integral. Muitos deles vivem na própria comunidade, que funciona como se fosse uma pequena cidade e com ótima estrutura como com creche, escola de ensino médio e fundamental, cineteatro, laboratório de informática, biblioteca, refeitórios, quadras poliesportivas, ginásio profissional de ginástica olímpica, salas de TV, artesanato, e galpões destinados a atividades profissionalizantes agrícolas, zootécnicas e também de música. Conta também com atendimento médico, fonoaudiológico e odontológico feitos por voluntários, realizados gratuitamente.
          Os recursos para manter as atividades da Sociedade São Miguel vem de doações individuais e de parcerias com empresas e empresários da Itália e do Brasil.
Visita à Igreja de São Miguel Arcanjo
          Igreja de São Miguel Arcanjo está aberta à visitação aos domingos de 14 h às 17 h.
          Para mais informações, ver fotos da fazenda e do trabalho realizado pela Sociedade São Miguel Arcanjo, bem como doações e outras informações, podem ser obtidas através do site da entidade: sociedadesaomiguel.org.br ou Instagram da entidade: @sociedadesaomiguelarcanjo

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores