Cidade com boa estrutura urbana, casario colonial e eclético charmoso e bem preservado, conta com um pequeno e variado comércio, um bom setor de prestação de serviços, hotéis e pousadas aconchegantes, além de bares e restaurantes com comidas típicas, com destaque para salgados, como por exemplo a empadinha “capa seca”, doces e quitandas diversas e a galinha caipira com quiabo, angu e ora-pro-nóbis, tradicionais na cidade. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
Até a década de 1990, a principal atividade econômica da cidade era a tecelagem. Com a decadência do setor no Brasil, a antiga tecelagem fechou suas portas. Hoje a economia da cidade tem como base pequenos comércios, funcionalismo público, atividades agrícolas e extração de areia para a construção civil, graças ao seu subsolo arenoso e rico em calcário.
Seu primeiro nome foi Cachoeira dos Macacos, devido à cidade ter surgido às margens do Ribeirão dos Macacos, que deságua no Rio Paraopeba. Com fundação da Cia. Têxtil Cachoeira dos Macacos em 1896, a região começou a ter povoamento mais rápido, principalmente no entorno da fábrica. Esse ano marca o surgimento do município. A companhia trouxe povoamento ao arraial, que cresceu, se transformou em vila, distrito e a cidade emancipada em 30 de dezembro de 1962. O nome da cidade permaneceu Cachoeira dos Macacos até 1975, quando foi mudado para o atual, Cachoeira da Prata, através de plebiscito.
O que fazer em Cachoeira da Prata?
Como toda pequena e pacata cidade do interior mineiro, Cachoeira da Prata preserva suas tradições religiosas, tradições gastronômicas, o charme e beleza de suas construções históricas, suas belezas naturais e as características bem mineiras de seu povo.
Cidade tipicamente mineira, Cachoeira da Prata é um convite ao sossego e descanso. Tem como atrativos:
- A Festa de Nossa Senhora do Rosário em setembro de cada ano;
- As Folias de Reis, entre 24 de dezembro e 6 de janeiro;
- As apresentações da banda de música do Sagrado Coração de Jesus;
- Festa de São Judas Tadeu;
- O Carnaval tradicional em fevereiro e o temporão, em julho;
- Caminhadas e práticas de esportes pela orla da represa; (foto acima de Thelmo Lins)
- Trilhas em matas nativas para passeios prática de ciclismo e atividades ao ar livre;
- Trilhas em matas nativas para passeios prática de ciclismo e atividades ao ar livre;
- A Matriz do Sagrado Coração de Jesus, construída em 1930, o Cruzeiro, a estátua do Cristo, o estádio municipal Dr. Geraldo Pereira da Rocha, a antiga pensão da Dona Olga, que abrigava tropeiros e viajantes, o conjunto de casas em estilo barroco, colonial e eclético; (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
- A Feirinha do Calçadão que acontece na orla da represa entre 8h e 16h, no segundo domingo de cada mês, com barracas de comidas típicas, artesanato local, produtos da agricultura familiar, brinquedos para crianças e apresentação de cantores locais e regionais;
- A gastronomia de Cachoeira da Prata é garantia de uma experiência deliciosa pelos sabores da boa mesa mineira é um de seus atrativos também.
A represa
- A gastronomia de Cachoeira da Prata é garantia de uma experiência deliciosa pelos sabores da boa mesa mineira é um de seus atrativos também.
A represa
A represa do Ribeirão dos Macacos, oficialmente Represa Dr. Geraldo Azevedo da Rocha, é sem dúvida o seu maior atrativo. Construída em 1905, conta com uma passarela que permite ao turista vislumbrar a beleza da represa e da cidade. Além disso, o lugar permite descanso, caminhadas em sua orla e prática de esportes ao ar livre, já que conta com academia. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
Não tem quem passe por Cachoeira da Prata e não fique admirado com a represa. Sua beleza cênica e bucólica, encanta!
Além de sua beleza, o cartão-postal é a história viva da cidade, já que ao longo de mais de um século de existência, foi cenário das transformações e desenvolvimento de Cachoeira da Prata. Por esse motivo é um bem tombado do município. (foto acima de Elpídio Justino de Andrade)
Essa é Cachoeira da Prata, uma cidade hospitaleira, povo alegre, simples e que recebe todos de coração e braços abertos!
Essa é Cachoeira da Prata, uma cidade hospitaleira, povo alegre, simples e que recebe todos de coração e braços abertos!
0 comentários:
Postar um comentário