Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Curralinho: de cenário de novelas à Ponte do Acaba Mundo

(Por Arnaldo Silva) Distrito de Diamantina MG, Vale do Jequitinhonha, a 290 km de BH, Curralinho surgiu no século XVIII como pouso de parada de tropeiros que vinham do Rio de Janeiro e Ouro Preto com destino a Diamantina, por ser o lugar um ponto estratégico da Estrada Real. Além disso, o lugar acolheu ex-escravizados que trabalharam para contratadores e coroa portuguesa durante a escravidão no Brasil.
Origem do nome
          O nome Curralinho existe desde o século XVIII, devido o pouso de descanso e parada estar perto de um pequeno curral, chamado pelos tropeiros de curralinho, por ser um cercado bem pequenininho. O nome se popularizou e o local foi batizado de Curralinho desde aquela época, com o nome se tornando referência para paradas de tropeiros. (fotografia acima de Rodrigo Firmo/@praondevou)
         Na bucólica e charmosa vila colonial de Curralinho vivem cerca de 1000 pessoas e está apenas 11 km distante de Diamantina. O distrito, tem na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e capela do Senhor dos Passos, erguida provavelmente no século XIX por Vicente Conrado. (foto acima de Rodrigo Firmo/@praondevou)
            A Igreja do Rosário de Curralinho começou a ser construída a partir da segunda metade do século XIX. Foi concluída em 1867 e sua arquitetura tem os traços neoclássicos, característicos das construções daquela época, de transição para a arquitetura colonial para o estilo eclético e clássico que se iniciava. (na foto de Rodrigo Firmo/@praondevou a Igreja do Rosário)
          O lugar é bastante tranquilo, bem sossegado e seus moradores fazem questão de preservar essas tranquilidade e sossego. Logo na entrada para a vila tem um aviso: "Respeite os moradores! Abaixo o som do seu carro". (Foto acima do Rodrigo Firmo/@praondevou)
Estrutura
          A pequena vila colonial com com pousada, hotel fazenda e restaurantes, além de pequenas hospedarias, alguns tradicionais botecos e área de camping, além de muitas belezas arquitetônicas e naturais. (fotografia acima de Rodrigo Firmo/@praondevou)
          
Quando foi elevado a distrito de Diamantina no final do século XX, Curralinho teve seu nome alterado para Extração. Mesmo com a mudança de nome, a histórica vila continua sendo chamada de Curralinho até os dias de hoje por seus moradores e visitantes. Raramente o nome Extração, é falado ao se referir ao lugar. (na foto acima a Giselle Oliveira, a Capelinha do Gambá, na Pedreira da Serra)
Cenário de filmes e novelas
          É um dos mais destacados cenários naturais de Minas Gerais. Tanto é que a charmosa e pitoresca Vila, atrai produtores de TVs e cinema que optam pelo distrito para gravações de externas, além de ser um dos mais atrativos pontos turísticos de Minas Gerais, que atrai turistas de todo o Brasil e mundo. (na foto acima de Rodrigo Firmo/@prondevou, a Praça Gilberto Guerra e abaixo a Estância Salitre)
          Curralinho já foi cenário dos filmes Minha Vida de Menina e a Hora e Vez de Augusto Matraga, além de ter sido cenário das novelas Chica da Silva, da Rede Manchete, O Rei Davi, da Rede Record, a minissérie A Cura e as novelas Liberdade Liberdade, No Rancho Fundo e da segunda versão de Irmãos Coragem, da Rede Globo. Todas ambientadas na Vila de Curralinho e na Gruta do Salitre, que fica apenas 1 km distante do distrito.
          Além disso, em Curralinho encontra-se placas dos prédios e casas usadas como cenário de filmes e novelas, como podem ver acima, na foto do Rodrigo Firmo/@praondevou, o prédio à esquerda, que funcionou como sede da Prefeitura e a casa amarela como residência, da fictícia Coroado.
A gruta do Salitre
          A Gruta do Salitre é uma formação rochosa em quartzito, com cânions de pedras em seu interior, com cerca de 5 metros de altura. Esses cânions tem a forma pontiaguda, formados naturalmente há milhões de anos. Nessa gruta, era extraído antigamente o salitre, um mineral usado na fabricação de pólvora. (foto acima do Sérgio Mourão/@encantosdeminas)
          Hoje é ponto turístico e um dos lugares mais belos e enigmáticos de Minas Gerais, por sua beleza natural e acústica, considerada perfeita, por isso é cenários de novelas, filmes e concertos musicais.
A Ponte do Acaba Mundo
          Um dos lugares muito procurado em Curralinho por visitantes é a Ponte do Acaba Mundo (na foto acima da Giselle Oliveira). A ponte foi construída em 1930 sobre o encontro de duas vertentes do Rio Jequitinhonha: o Rio Jequitinhonha Preto e o Rio Jequitinhonha Branco (na foto abaixo da Giselle Oliveira)
          O objetivo da ponte era para facilitar a passagem de tropeiros que vinham da região Leste de Minas à Diamantina. Hoje é um dos pontos atrativos do distrito diamantinense.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores