Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Conheça o distrito de Tomás Gonzaga

(Por Arnaldo Silva) Boa parte dos povoados, vilas, distritos e até cidades mineiras, tiveram origem nas paradas dos tropeiros, pelos rincões de Minas. Vários povoados da Região Central Mineira serviram de base de apoio para os tropeiros que cruzavam Minas Gerais, a caminho de Diamantina e sul da Bahia.
          Numa dessas paradas de tropeiros, surgiu o povoado de Tomás Gonzaga, hoje distrito de Curvelo MG, importante cidade mineira, distante 168 km de Belo Horizonte. O município de Curvelo faz divisa com Cordisburgo, Corinto, Felixlândia, Inimutaba, Morro do Garça, Papagaios, Paraopeba, Pompéu, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santo Hipólito. (na foto acima de Leandro Leal detalhes do casario da vila)
          O distrito é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais. A região é de terras férteis, com vários cursos d´água e fica no meio do Estado de Minas Gerais, por isso atraiu muita gente que veio à região para investir em fazendas. 
A origem
         Sua origem data de 1706 com a chegada de Martinho Afonso de Melo, que veio para a região lidar com gado e lavoura, adquirindo uma fazenda às margens do córrego do Papagaio, posteriormente vendendo a fazenda, Antônio Francisco da Silva. (na foto acima do Leandro Leal a Matriz de São João Batista e o casario da vila em seu entorno)
         Naquela época, as fazendas prosperavam rápido, casarões e igrejas eram construídas com a chegada de pessoas vindas de várias regiões para trabalhar e comprar terras. No final do século 18, o distrito era um dos mais importantes da região. Sua arquitetura, tradição e história conta boa parte da era colonial brasileira.
          Em 1714 a fazenda já era um povoado e passou a se chamar Papagaio até 1882, quando o povoado já em franco desenvolvimento, foi elevado pela Lei nº 2.905 a Freguesia de Nossa Senhora do Livramento do Papagaio.
         Em 1732, era construída a Capela de Nossa Senhora do Livramento, um dos marcos do povoamento da região. No entorno da capela, surgiram as primeiras casas da Vila. (fotografias acima do Leandro Leal)
          Em 1906, o nome do vilarejo foi alterado para Silva Jardim. Foi em 1931, que passou a se chamar Tomás Gonzaga, em homenagem ao poeta Inconfidente Tomáz Antônio Gonzaga. O motivo do porque da homenagem ao Inconfidente, autor dos versos para Marília de Dirceu, ainda é desconhecido.
A parada de tropeiros a ponto turístico
         Antes parada de tropeiros, hoje é parada para descanso e refúgio para quem busca sossego, tranquilidade e vivência com a natureza e simplicidade, bem como para quem quer conhecer um pouco da história do Brasil Colonial.
         O casario da vila é bem preservado, o povo é simples, hospitaleiro e recebe muito bem os visitantes. As ruas são calmas, tranquilas. Um local para quem gosta do sossego e de qualidade de vida. (o casario da vila, na fotografia acima de César Rocha e abaixo de Rodrigo Firmo/@praondevou)
          O distrito de Tomás Gonzaga está a 51 km de distância da sede, Curvelo, via BR-135, numa gostosa viagem em estrada de terra, pelas veredas do sertão mineiro. A região que faz parte do famoso circuito Guimarães Rosa, famoso escritor, nascido em Cordisburgo, distante apenas 45 km de Curvelo. 

2 comentários:

  1. Caro Arnaldo Silva. conheci Thomaz Gonzaga há uns quarenta anos, na melhor festa do interior mineiro. Cheguei a fazer uma página inteira para o vespertino DT, dos "Associados de BH". Atenção: - Da saída do asfalto, para TG, existe uma gruta à esquerda que é ma enorme (mesmo) "DRUZA", de cristal. Muito visitada ! É quase uma capela. Muita gente vai lá, a fim de reenergijar-se. É fantástico ! (a.) s.vondra@hotmail.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores