(Por Arnaldo Silva) Um pequeno charmoso e acolhedor arraial, cravado no maciço da Cordilheira do Espinhaço, rodeado por lindas cachoeiras e paisagens de deixar qualquer um de boca aberta. Um lugar simples, com gente simples, humildes, hospitaleiros e alegres, que recebem bem as pessoas que por lá passam.
Um lugar com pouco mais de 100 moradores, tranquilo, bem pacato e de uma mineiridade natural que impressiona. São apenas três ruas, uma igreja, um cemitério com capela, um pequeno cartório, um orelhão, um pequeno restaurante com comida caseira, dois botecos e uma pequena mercearia. (na foto acima do Nacip Gomêz, a Cachoeira Horizontes, uma das mais procuradas em Fechados)
Imagina viver em um lugar isolado, cercado por matas e montanhas. Um lugar que parou no tempo. Nesse lugar o celular é bem pouco usado. Seus moradores conversam entre si pessoalmente, no banco da praça, após a missa, no boteco e nas visitas que fazem uns aos outros. O dinheiro não é preocupação. (na foto acima de Rodrigo Firmino/@praondevou, a Igreja de Santo Antônio de Fechados)
Nesse lugar tem apenas uma mercearia. Compra-se o necessário para a casa já que nas roças da vila, se produz doces, queijos, biscoitos, leite, frutas e verduras.
Para ir à cidade, é de carro, carroça, cavalo ou de ônibus que faz o trajeto de ida e volta por uma estrada terra, na Serra do Cipó. Tem quem se aventure a fazer uma boa caminhada, por 40 km à pé, até a cidade de Santana do Pirapama. (na foto acima do Rodrigo Firmino, a capela do cemitério de Fechados)
Esse lugar é Fechados, distrito de Santana do Pirapama a 160 km de Belo Horizonte. Fechados, distante 40 km da sede, é um verdadeiro oásis aos pés da Cordilheira do Espinhaço, na Serra do Cipó. Do outro lado da serra ficam as cidades de Conceição do Mato Dentro e Diamantina. (na foto acima do Nacip Gômez, um sítio em Fechados)
O pequeno povoado é todo rodeado por montanhas e cercado por mata nativa. Está completamente fechado entre as matas e montanhas da Serra do Cipó. Por esse motivo, segundo a versão popular, o povoado passou a se chamar Fechados. (fotografia acima de Paulo Zacarias)
O pequeno povoado é todo rodeado por montanhas e cercado por mata nativa. Está completamente fechado entre as matas e montanhas da Serra do Cipó. Por esse motivo, segundo a versão popular, o povoado passou a se chamar Fechados. (fotografia acima de Paulo Zacarias)
Fechados é muito procurado por suas belezas naturais como o Rio Preto, Ponte do Cristal, Córrego dos Fechados, Cachoeira do Buracão, do Horizonte, o Cânion do Buracão e Alto dos Fechados. Tem a prainha do Rio das Pedras, um lugar lindo com areia branquíssima. São apenas algumas das maravilhas naturais de Fechados, mas tem muito mais. (na foto acima de Marcelo Santos, a Cachoeira Horizontes e abaixo do Rodrigo Firmino/@praondevou, a parte alta da cachjoeira)
Em Fechados existem inúmeras cachoeiras e paisagens lindíssimas. Quem desejar aproveitar tanta beleza, tem que ficar mais que um fim de semana. São muitas belezas naturais para conhecer e aproveitar tudo de bom que a natureza generosa de Fechados oferece.
Sem contar a simpatia e a boa prosa de seus moradores, que por sí só já vale a pena estar no vilarejo.
A comunidade é simples, seus moradores vivem da atividade agropecuária e artesanato. Não tem muita estrutura como hotéis, pousadas e restaurantes sofisticados para receber os turistas. É lugar simples, de gente simples. (na foto acima do Paulo Zacarias, a vila de Fechados) No povoado pode se encontrar moradores que alugam quartos para dormir e também lugares onde se pode aproveitar a melhor comida caseira da Serra do Cipó feita no fogão à lenha, bem mineira.
Um desses lugares é casa da simpática dona Dona Amélia. Come-se bem, num lugar ótimo, aconchegante, tipicamente mineiro. Tem também o Bar do Seu Zé e o do Geraldinho, com tira gosto e cerveja geladinha. (na foto acima, do Marcelo Santos, as águas que descem a serra, que formam a Cachoeira do Horizonte )
Como chegar?
Faltou colocar o contato da Dona Amélia, como contacta-la para ver sobre a hospedagem?
ResponderExcluirPossui área para camping??
ResponderExcluirContato de alguma pousada ou albergue
ResponderExcluirSó uma dica, se você estiver saindo de BH para Sete Lagoas, não passe pela MG424, dê preferência pela BR040 pra passar menos raiva no trânsito. A MG424 após Matozinhos é horrível. Outra opção é seguir a MG 010 até São José do Almeidae de lá pegar a MG 323 sentido Baldim até sair na MG 238 em Jequitibá e seguir para Santana de Pirapama.
ResponderExcluir