De origem japonesa, é uma árvore sagrada no oriente, conhecida pelo nome popular de "sakura". (foto acima de Rinaldo Almeida) É uma espécie típica de climas frios, já que necessita de pelo menos 1000 horas de frio intenso e altitudes acima de 1000 metros. Altitude e frio em Maria da Fé é o que não falta, como em toda a região da Serra da Mantiqueira, podendo ser vistas cerejeiras em outras cidades como Gonçalves, Monte Verde, Marmelópolis, etc.
Com o fim de Rede Ferroviária em Maria da Fé no inícios dos anos de 1980, abriu-se a oportunidade de arborizar as partes desativadas da ferrovia, principalmente na área central. (foto Rinaldo Almeida) Assim, onde passava o trem, foram plantadas cerejeiras, sendo escolhida uma variedade que se adaptasse bem ao clima e solo da região. São dezenas de espécies de cerejeiras existentes entre ornamentais e frutíferas. A espécie escolhida e plantada está hoje incorporada à cidade. É impossível não associar Maria da Fé ao frio, azeite e cerejeiras.
Hoje são centenas de Cerejeiras (foto acima de Cássia Almeida) espalhadas por todo o município, principalmente na avenida principal da cidade onde podem ser vistas, contempladas e admiradas por toda a cidade e pelos visitantes, que vão à cidade somente para contemplar e fotografar essa maravilhosa árvore.
Sua florada é anual (foto acima de Leonardo Bueno) e como citado acima, começa no fim do mês de junho e se estende até meados de julho.
conheci esta cidade....é um presépio
ResponderExcluirLindo de mais sô, trem lindo, amo Minas Gerais, povo bom demais UAISÔ
ResponderExcluirLindas cerejeiras de Maria da Fé em Minas Gerais, visitarei ainda,que Deus permita!
ResponderExcluirCoisa mais linda, é formidável, e o perfume? a delicadeza das flores, admiráveis! Inesquecíveis! Só Minas mesmo...
ResponderExcluir