"Minas Gerais unifica os povos do Leste e Oeste, do Norte e do Sul, através da gastronomia e saber receber! Em Minas, todos se sentem em casa! Unimos os brasileiros! Esquecendo preconceitos de estados contra outros estados! Por isso que Minas está no meio do mapa! Todos vem e se sentem em casa e igual! (Regina Kátia Rodrigues)
"Até ´tchau` em Minas é personalizado. Ninguém fiz ´tchau` pura e simplesmente. Aqui se diz: "tchau procê", "tchau procês". É útil deixar claro o destinatário do ´tchau`!" (Felipe Peixoto Braga)
"Até ´tchau` em Minas é personalizado. Ninguém fiz ´tchau` pura e simplesmente. Aqui se diz: "tchau procê", "tchau procês". É útil deixar claro o destinatário do ´tchau`!" (Felipe Peixoto Braga)
"Praia de mineiro é barzinho, e sua sala de visitas, balcão de armazém e cerca de curral. Ali a língua rola solta na conversa mole, como se o tempo fosse eterno. Certo mesmo é que o momento é terno... 'Minas Gerais é muitas', como disse Guimarães Rosa. Minas é Mantiqueira e Cerrado, Aleijadinho e Amílcar de Castro, Drummond e Milton Nascimento, pão de queijo e broa de fubá... Minas é saborosamente mágica" (Frei Beto)
"Ser mineiro é fazer da cozinha a melhor parte da casa. Receber os amigos com mesa farta. Mineiro tem mesmo fome seja de letra ou de amor." (Luana Simonini) "Em Minas, o Horizonte é Belo, o Juiz é de fora, os Montes são Claros, o Pouso é Alegre, a flor é Viçosa, a Cachoeira é Dourada, o Córrego é Novo, as Lagoas são Sete, o Rio é Manso, o Mar é de Espanha, os Corações são Três, os Poços são de Caldas, a Ponte é Nova, as Dores são de Indaiá, e o Ouro é Preto ou Branco e pode também ser Fino, o Mato é Verde, o Monte é Azul, o Campo é Belo, a Lagoa é Santa, Dourada ou Prata, a Lima é Nova, vive-se Entre Rios, Três são as Marias, São João é do Rei, a Serra é do Cipó, a Pedra é Azul, e as Águas são Formosas! Eita trem bão esse estado sô!" (Autoria desconhecida)
"Ser mineiro é dizer UAI e ser diferente; é ter marca registrada, é ter história.Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância." (José Batista Queiroz)
"Mineiro é o tipo de brasileiro, com um exagero no tempero.
É o tipo de gente, que melhor hospeda parente.
Da-lhe logo um pão de queijo, um abraço e um beijo.
Só o mineiro, tem o charme do "UAI"...
Mineiro é feliz assim por natureza, sua alma transborda grandeza.
E suas terras, ostentam beleza.
Por aqui, tudo é "trem".
Não importa muito, se vai ou se vem.
Mineiro inspira serenidade, no olhar, na simplicidade.
Mineiro faz da dor, uma bonita rima de amor.
Mineiro é assim, quieto, mas no fundo, não resiste a um afeto"
(Gioavani Arantes/@gioarantes_)
Foto ilustrativa acima de César Reis em Tiradentes com arte de Arnaldo Silva
Já viajei muito por Minas e já escrevi muito sobre Minas e sempre me perco nas suas belezas, nas minhas observações, lucubrações e lembranças. Recentemente estive por lá e fiquei estarrecido com a BR 381. Aquilo lá não é uma estrada: é um convite á morte. É andar literalmente no fio da navalha. Minas não tem culpa dos maus políticos que tem. Fica aqui o meu protesto mineiramente tímido.
ResponderExcluirTens toda razão, os políticos são inclsssificáveis, são ousados, não respeitam nem a própria mãe!
ExcluirSugiro que faça um roteiro das estradas, caminhos e trilhas de MG.
ExcluirVerdade, muitas estradas ruins, a BR 267, que sai de Juiz de Fora e vai pegar a BR116, com muito trânsito de caminhões é só crateras, um descaso.
Excluirfaço minhas as suas observação
ExcluirQuando por delírio a gente muda de Minas, paga um preço alto além da saudade! Nada há de parecido com Minas, minha terra amada! A alma suspira, o tempo está vencendo... Em janeiro eu volto pra casa e nunca mais arredo pé! É lá que eu nasci, lá quero morrer!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMinas sempre será Minas, sempre será o lugar a onde a beleza se predomina, onde o belo se vê a cada horizonte, mas vai aqui o sentimento que posso ver na falta de interesse político em fazer este belo ficar longe de vermos um melhor Horizonte para as nossas gerações, o perigo que vejo nas rodovias mal planejadas, construídas sem segurança sem dar valor ao bem mais precioso que é a Vida, eu espero que um dia isto possa mudar.
ResponderExcluirEu como filha de pais mineuros sou vitíma para falar gosto um montão assim de Minas Gerais adoro tudo que nela contêm e um dia vou morar lá.Quem lá viveu está saindo de lá fazendo há vida e acaba voltando de novo prá lá conheço várias pessoas.Até mesmo os meus parentes????...Rsrsrs....Kkkkk.....Porque nào se encontra lugar melhor.Meu Deus mais e bom de mais né uaiii....Inté pessoal...Bjos mineiros.
ResponderExcluirEssa Historia do Restaurante é verdade , em Toronto no Canada tem um restaurante Brasileiro , perguntei a Dona , ela Falou que de Governador Valadares , pedimos Picanha com Tutu de feijao e os acompanhamentos , foi muito Bom , nao é igual o fogao à lenha , mas foi muito boa a comida da mineira de Governador Valadares em Toronto , abraços
ResponderExcluirEu sou mineira com orgulho,moro fora há quase 20 anos.Eu amo minha terra Natal.Oh Minas Gerais,quem te conhece não esquece jamais!!!!
ResponderExcluirUM TREM MUITO SÉRIO
ResponderExcluirEm Minas, o trem não é meramente um meio de transporte. Pra nós, mineiros, qualquer coisa é um trem. Ou melhor, usando nosso próprio dialeto: qualquer trem é um trem.
Quando temos fome, comemos um trem. Se estamos com sede, bebemos um trem. Às vezes, um trem pode nos espetar o dedo. Outras, um trem pode cair em nossos olhos. A todo o momento esbarramos em algum trem. Há sempre um trem em nosso caminho, ajudando ou atrapalhando.
Se algo nos assusta, nos encanta ou nos surpreende, é um trem-de-doido. Se a coisa é boa, é um trem-bom demais. E quando padecemos de algum mal que não sabemos definir, seja ele físico ou emocional, o que sentimos é um trem-esquisito.
O trem, pra nós, assume conceitos, dimensões e nuances inimagináveis em outras terras. Nossos trens podem ter formas, cores, sabores, sons, odores, qualidades, defeitos e quaisquer outras características que quisermos, concretas ou abstratas. Assim, incontável número de trens circulam ou estacionam no cotidiano e no inconsciente coletivo do povo mineiro. Aqui, em Minas, tudo é trem.
O trem tanto pode incomodar quanto embalar nosso sono. Mas, sobretudo, o trem nos faz sonhar; ... e quase sempre acordados. Pra nós, quando irados, até gente e bicho podem ser trens. Afinal, nossos trens são também seres que têm vida e que são a nossa vida. O trem está para o mineiro assim como o sincretismo religioso está para o baiano, como a praia para o carioca, como a garoa para o paulista, como os pampas para o gaúcho, como a aridez para o nordestino e como a floresta para os povos amazônicos.
Mas, acima de qualquer trem, nossos trens não são simples expressões idiomáticas. Em Minas, o trem é um trem muito sério. Nossos trens são valores e sentimentos manobrando na estação do nosso coração. Trem é Minas e Minas é trem. O trem é a alma de Minas.
Trem, em Minas, é como o Uai, não tem tradução. Só nós, mineiros, sabemos o que significam: Uai é Uai e Trem é Trem, sô!
©2001-Plínio E. F. Alvim.
Sou mineiro e gostei muito do seu texto, vou imprimi-lo com a sua licença e se possivel compartilha-lo, me desculpe se não devia.
ResponderExcluirSou mineira,com muito orgulho,amo o nosso Estado,nosso povo,e tudo que vem dele,e ( ainda estou de luto,pelos meus conterrâneos soterrados), e deixo aqui a minha lembrança pra os políticos mineiros, lutem e trabalhem mais pelo nosso Estado,e pelas estradas,que deixam a desejar.
ResponderExcluir