Santana do Riacho, a 110 km de Belo Horizonte é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó, bem como seu mais famoso distrito, Lapinha da Serra (na foto acima de Marcelo Santos), a 1000 metros de altitude, aos pés do Pico da Lapinha. Tanto na cidade, quanto no distrito, o visitante encontrará lugares charmosos, tranquilos, boa comida, boas pousadas e muita beleza natural.
Além da Cachoeira Grande, o Rio Cipó (na foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br) serpenteia por entre a serra, considerada o jardim do Brasil, por suas cerca de 1700 espécies da nossa flora como sempre vivas (na foto abaixo de Marcelo Santos), canela-de-ema, orquídeas, bromélias, etc. A Serra do Cipó é uma das maiores concentrações de flora no mundo.
A fauna também é riquíssima. São encontrados diversas espécies de aves e animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda.
Em todo o complexo da Serra do Cipó encontra-se nascentes que desaguam em rios que formam correntezas, cascadas e cachoeiras que formam poços, muito procurados por banhistas que fazem questão de irem à pé ou de bike até esses locais. (foto acima de Tom Alves/tomalves.com.br) As cachoeiras mais procuradas, além da Cachoeira Grande são as da Serra Morena, Farofa, Véu da Noiva, Capivara, Andorinhas, da Naná e a cachoeira das Congonhas Essa cachoeira tem 20 metros de altura e é uma das preferidas para a prática de rapel.
Próximo a essa cachoeira está o Cânion das Bandeirinhas (na foto acima Alexsandra Almeida), cujas águas formam poços ótimos para banhos e relaxamento.
Lindo lugar.Algum dia irei conhecer.
ResponderExcluirE o véu da noiva?
ResponderExcluir